A empresa China Communications Construction Company (CCCC) – que acaba de desembarcar no Brasil – assinou ontem (5), em São Paulo, um acordo de investimento para construção de um Terminal de Uso Privado (TUP), em São Luís, com a WPR, braço do Grupo WTorre.
As tratativas que levaram ao acordo foram noticiadas pela primeira vez em maio de 2016.
A WTorre já tenta se instalar na ilha há algum tempo, mas tem enfrentado resistências.
O termo de compromisso assinado nesta quinta entre as duas empresas prevê a construção de um projeto orçado em aproximadamente R$ 1,7 bilhão.
A estimativa é que o TUP leve três anos para ficar pronto. As obras devem começar no segundo semestre. Entre as cargas que serão movimentadas estão a produção agrícola do Meio-Oeste do país: fertilizantes, granéis líquidos, carga geral (sobretudo celulose) e, futuramente, contêineres.
A estimativa da WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais é que cinco mil empregos diretos e indiretos sejam criados graças ao novo terminal. A construção do TUP vai ampliar, também, a capacidade de escoamento da produção no Maranhão.
O vice-presidente da CCCC, Sun Ziyu, destacou os investimentos que serão feitos no Maranhão como a primeira ação da empresa no Brasil, e realçou que quer “participar do desenvolvimento socioeconômico regional e fornecer excelentes serviços para o Governo”. O embaixador da República Popular da China no Brasil, Li Jinzhang, também enalteceu os investimentos do seu país de origem nacionalmente, como vetor de crescimento nacional.