A comerciante Marisa Duarte Machado, de 34 anos, teve seu trailer retirado da Praça do Engenho, na comunidade de Peri de Cima, em Bacabeira, de uma forma arbitrária e truculenta, na manhã de quarta-feira (14), pela prefeitura do município.
De acordo com informações obtidas pelo blog, o estabelecimento que estava licenciado e funcionava há dois anos no local, teria sido removido do espaço sob a alegação de que estava ocupando o passeio público, porém, quem presenciou o caso garante que não houve notificação prévia e nem apresentação de documentos que respaldasse a ação.
A retirada do trailer gerou uma confusão na comunidade. Os comentários dos moradores são de que a remoção da estrutura, sem a determinação de um prazo ou notificação, teria ocorrido por questões politicas. É que Marisa foi candidata a vereadora na chapa da prefeita eleita Fernanda Gonçalo (PMN) que disputou as eleições deste ano contra o prefeito Alan Linhares (PCdoB), que tentava a reeleição.
Vários clientes da comerciante contaram ao blog que ficaram indignados com a atitude da prefeitura.
—Foi uma ação politica. Eles retiraram o trailer de Marisa, uma fonte de renda para o sustento da família, simplesmente porque ela apoiou a Fernanda —desabafou uma cliente de Marisa que pediu para não ter a identidade revelada temendo represarias.
A caracterização de perseguição politica ficou mais evidente quando se observa um dos homens que participa da ação. No local, durante a remoção do trailer, chamou a atenção à presença do vereador Jovaldir Hugo de Jesus, o Deco (DEM), com a camisa do Sampaio Correa.
O vereador que não garantiu a reeleição no pleito de outubro nunca engoliu a candidatura da comerciante que é moradora do seu reduto eleitoral. Mesmo estreado na politica, Marisa de Totinho, como é mais conhecida, obteve 185 votos equivalente a 1.58% da votação, ocupando a 26ª colocação entre os mais de 100 candidatos que disputavam uma das 11 vagas.
Nas redes sociais, a comerciante que foi candidata não perdeu a oportunidade de alfinetar o vereador adversário. Em seu perfil no Facebook, ela postou a seguinte mensagem:
— Olha o que o representante faz com o povo de Periz.. É uma vergonha. O povo quer trabalhar e ele só atrapalha. Vergonhoso — alfinetou.