O governador Flávio Dino (PCdoB) recebeu nesse domingo (19) dirigentes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no Palácio dos Leões para tratar sobre o caos no aeroporto internacional de São Luís (MA), Marechal Hugo da Cunha Machado. Ao governador, a Infraero garantiu que problemas já foram resolvidos e o terminal funciona normalmente.
Um curto-circuito causou um princípio de incêndio na noite de sexta-feira (17) no aeroporto prejudicou o embarque e desembarque de passageiros durante o fim de semana. As atividades só foram retomadas ao meio-dia de sábado (18).
O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, enviou ao Maranhão uma equipe composta pelo diretor de aeroportos da Infraero, João Jordão, e o diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Adilson Teixeira Lima. Na reunião, o governador questionou os representantes do órgão acerca dos problemas e buscou informações sobre a solução dos impasses. Também foi assunto da reunião a ampliação do aeroporto, que se arrasta há vários anos.
Segundo a Infraero, a previsão é que a ampliação do aeroporto seja entregue dentro de 90 dias. “O aeroporto já está funcionando normalmente. Nós agora estamos no segundo passo que é adquirindo os equipamentos novos para substituição e também já faremos uma reunião com a nossa equipe para poder acelerar também a entrega da fase de ampliação desse aeroporto”, esclareceu Jordão após a reunião.
Adilson Teixeira esclareceu que o incêndio teve início no banco de capacitores e se alastrou nos painéis. “Estamos com todos os equipamentos reestabelecendo a parte elétrica, a parte de energia, saguão, terminal. Isso hoje está sendo concluído. A fase dois agora é reestabelecer a subestação que foi afetada pelo fogo”, disse.
Aeroporto de Imperatriz
O governador aproveitou a ocasião para colocar em pauta, também, melhorias para o aeroporto da cidade de Imperatriz, no oeste do Maranhão, que, segundo o governador, sofre com queimadas causadas pelos fatores climáticos. Os diretores da Infraero afirmaram que vão monitorar a situação e buscar soluções definitivas.