O advogado criminalista Mozart Baldez, pré-candidato à Presidência da Seccional do Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), comentou hoje em entrevista ao programa ‘Ponto Final’, da Rádio Mirante AM, a eleição da nova diretoria da entidade que acontece em novembro deste ano e defendeu que o novo presidente da OAB seja um advogado não atrelado ao governo do estado ou a partidos políticos, com a finalidade de preservar a independência do poder.
— Defendo a ‘despartidarização’ da eleição para a escolha da diretoria da Seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O processo agora é interno e deveria ser suprapartidário, porém, tanto o atual presidente Mário Macieira quanto a sua candidata Valéria Lauande são ligados ao governo do estado e ao PCdoB. Não é justo uma candidata que é sócia do governador querer ser presidente de uma entidade como é o caso da AOB. O PCdoB, por exemplo, partido do governador Flavio Dino chegou a fazer campanha escancarada pela sócia do governador — declarou o causídico.
Baldez disse que está reunindo documentos para, no momento oportuno, impugnar o registro de candidatura de Valéria Lauande com base no Provimento Nº 146/2011 que dispõe sobre os procedimentos, critérios, condições de elegibilidade, normas de campanha eleitoral e pressupostos de proclamação dos eleitos nas eleições dos Conselheiros e da Diretoria do Conselho Federal.
—Dra. Valéria Lauande que é conselheira federal da OAB/MA, sócia do governador Flávio Dino e candidata apoiada por Mário Macieira, viola o Provimento 161/2014 da OAB e escancaradamente faz propaganda eleitoral antecipada, utilizando fotos institucionais, configurando uso da máquina, abuso de poder econômico e total desrespeito para com os colegas advogados que pagam a instituição e têm outras preferenciais — revelou.
Durante a entrevista, o advogado afirmou que vai lançar sua pré-candidatura nesta sexta-feira (18) e convidou os colegas advogados e a imprensa para o evento que está agendado para ocorrer na Churrascaria Sal e Brasa, na Avenida dos Holandeses, a partir das 13h00.