A ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), admitiu o ingresso União Brasil na condição de amici curiae [amigos da Corte] na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7756. Nela, o partido Solidariedade questiona o critério de desempate adotado pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) nas eleições para a Mesa Diretora.
Em sua decisão, publicada nesta segunda-feira, 24, a relatora da ação, destacou que o deferimento tem como “objetivo de propiciar a pluralização do debate constitucional, pelo fornecimento de novas informações, fáticas ou jurídicas, sobre o tema em análise”.
Além do União Brasil, MDB, Republicanos, PDT, PSB e PCdoB também estão habilitados a participar da Adin, conforme revelado pelo blog do Isaías Rocha em fevereiro deste ano.
A magistrada também apontou que a admissão se pautou pela representatividade dos requerentes na Assembleia Legislativa do Maranhão e pela relevância da participação no processo.
“Reconhecidas a relevância da matéria, a pertinência temática e a representatividade dos requerentes, os quais são representados por procuradores habilitados para essa finalidade, admito o ingresso na presente ação direta de inconstitucionalidade como amici curiae (§ 2º do art. 7º da Lei n. 9.868/1999), observando-se, quanto à sustentação oral, o § 3º do art. 131 do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal (alterado pela Emenda Regimental n. 15/2004) “, frisou.
ADI 7756
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com