O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), e a vice-prefeita, Professora Esmênia Miranda (PSD), foram diplomados nesta quinta-feira (17) no auditório Madalena Serejo, do Fórum Desembargador Sarney Costa no bairro Calhau, na capital maranhense.

Durante a cerimônia, também foram diplomados os 31 vereadores e suplentes que vão compor a Câmara Municipal entre 2021 a 2024. Com uma renovação de quase 50%, a Câmara Municipal de São Luís terá 14 nomes que foram eleitos pela primeira vez.

Pela primeira vez, foram diplomados os vereadores que vão realizar um mandato coletivo. O coletivo ‘Nós’ (PT), foi eleito com 2.110 votos e conta com seis membros, sendo três homens e três mulheres.

Por conta da pandemia, a cerimônia aconteceu com um número menor de convidados. Tyrone Silva, presidente do TRE-MA, reforçou a importância da cerimônia de diplomação, que representa um momento em que fica registrado o compromisso dos eleitos em atender as expectativas dos eleitores.

“É o momento também de ficar consagrado esses compromissos que assumiram, no sentido de corresponder as expectativas da sociedade e as expectativas dos seus eleitores”, disse Tyrone Silva.

Após a diplomação dos vereadores, foram diplomados o prefeito e a vice-prefeita eleita de São Luís. Eduardo Braide e a Professora Esmênia Miranda foram eleitos com 55,33% dos votos, o que corresponde a 270.557 votos.

Em seu discurso, Eduardo Braide anunciou a criação de um Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 para São Luís, que deve ser colocado em prática após a liberação das vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Quero aqui anunciar, que por meio de uma comissão de especialistas, de técnicos e especialistas em imunização, médicos infectologistas, enfermeiros, desses profissionais da saúde, de já elaborar o Plano Municipal de Imunização. E tão logo, o governo federal que anunciou o Plano Nacional de Vacinação, e após o quinto dia de liberação das vacinas pela Anvisa que serão adquiridas, nós estaremos prontos para iniciar a vacinação na nossa cidade para que a gente pode superar essa pandemia, que aflige a muitos e muitas há muito tempo”, disse Braide.

O prefeito eleito também reforçou a importância de todos os diplomados para o futuro de São Luís.

“É hora de nós retribuirmos toda essa confiança, todo esse amor e toda essa esperança que em nós foi depositada com muito trabalho a partir de janeiro do ano que vem. E é isso que vamos fazer”, disse Eduardo Braide.