Voto a voto e a idade como desempate. Foi assim que Jefferson Calvet (PSC), conseguiu retornar à Câmara de Bacabeira, na noite de ontem, após o final da apuração das eleições. O servidor público que é ex-vereador da cidade, disse que durante a apuração pedia calma à família e aos amigos.
No entanto, quando todas as urnas foram computadas e o resultado foi um empate – ele e o empresário Fabio Torres (PTN) tiveram, cada um, 210 votos – mas Jefferson respirou aliviado, pois sabia que o desempate era pela idade. E já sabia, inclusive, que era mais velho que o seu companheiro de coligação.
VEJA TAMBÉM:
Candidatos a vereador empatam em Bacabeira e mais velho leva vaga
— Quando o negócio é de Deus é assim — declarou ele em comentário hoje em um dos seus perfis nas redes sociais.
O caso de Bacabeira, de 16 mil habitantes e distante 58 quilômetros de São Luís, não é inédito nas eleições brasileiras, mas foi o único no pleito de 2016 registrado na região. Com o empate, a eleição foi decidida pelo critério “idade”.
O artigo 110 do Código Eleitoral diz: “em caso de empate, haver-se-á por eleito o candidato mais idoso”. Os dois candidatos atingiram 1,80% dos votos válidos cada, mas por ser três anos mais velho que Fabio, com 31 anos, Jefferson, de 34 anos, conquistou a vaga na Câmara de Bacabeira.