Dos 3,18 milhões de estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2024, mais de 33 mil tiraram nota 920 na redação, que teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Uma delas foi Janaine Mendes, de 17 anos, filha do radialista Jonas Mendes, profissional que foi homenageado com o prêmio de incentivador da cultura maranhense por sua atuação nas coberturas pela web rádio FM Alô Maranhão – emissora digital que realiza sua transmissão via internet.
O comunicador celebrou, na tarde desta quinta-feira (16), a conquista da descendente ao usar suas redes sociais para publicar uma mensagem de agradecimento à Deus. Ele compartilhou que a jovem, fruto de um relacionamento com Ediene Cristina Serra, teve um excelente desempenho no exame e está cada vez mais perto de ingressar no ensino superior.
“Passando aqui para externar a nossa gratidão ao nosso Deus, por mais uma graça concedida à nossa família com o bom e excelente desempenho da minha querida filha Janaine Mendes, que alcançou 920 pontos na redação do Enem”, declarou ao celebrar a conquista com orgulho.
A média de proficiência da redação, que leva em conta as notas de todos os participantes, foi de 660 pontos neste ano. Por outro lado, a média geral do exame, que inclui as áreas de conhecimento e a redação, ficou em 546 pontos.
O Enem é a porta de entrada para alunos do ensino médio em universidades públicas no Brasil. A prova é composta por 180 questões e uma redação. De acordo com o Ministério da Educação, apenas 12 alunos atingiram a nota mil. Um deles é o estudante Danilo Oliveira Batista, de 35 anos, natural de São Luís, único candidato do Maranhão a alcançar a nota máxima.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com