A vereadora Maralice Santana – a Juça (PL) fez sua reestreia na tribuna da Câmara Municipal de São João do Caru (CMSJC) na última terça-feira (4), quando proferiu seu primeiro discurso na legislatura 2025-2028. Na ocasião, a parlamentar assumiu o mandato durante solenidade de posse, e iniciou o pronunciamento lembrando a batalha jurídica que viveu devido a judicialização pela redução obrigatória de vereadores no Maranhão, após decréscimo populacional a partir do Censo do IBGE.
“Agradeço a Deus, em primeiro lugar e a todos que me ajudaram a ser reconduzida ao mandato. Sempre acreditei na justiça. Foi uma batalha jurídica dolorosa que não deseja a ninguém vivenciar! Reafirmo meu compromisso de continuar o trabalho em favor do povo caruense ao lado do prefeito Peteca”, declarou.
Em seu discurso, Juça também ressaltou que vai requerer ao IBGE uma revisão no Censo Demográfico no município maranhense, uma vez que os dados apresentados geram controvérsias.
“Vou requerer que o IBGE faça uma revisão no Censo Demográfico, uma vez que os dados apresentados geram controvérsias. Eu e o vereador Marquinhos, e outros que queiram, vamos levantar essa bandeira de, definitivamente, esclarecer se, de fato, houve redução populacional em São João do Caru”, completou.
Nova retotalização
A nova retotalização, realizada em 2 deste mês, ocorreu após o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), decidir, no dia 29 do mês passado, por unanimidade, vetar a redução no número de cadeiras de vereadores eleitos na Câmara de São João do Caru de 11 para 9. Eis aqui o resultado do reprocessamento dos votos.
Com a publicação do acórdão da Corte Eleitoral, os vereadores Juça (PL) e Marquinhos do Messias (PP) voltaram a figurar na lista de eleitos e foram diplomados. Os dois foram empossados na Câmara Municipal, durante uma solenidade que contou com a presença do prefeito Peteca.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com