Dias Toffoli devolve o pedido de vista sobre ação que questiona critério etário na Assembleia Legislativa do Maranhão / Foto: Reprodução

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF) devolveu, na tarde desta sexta-feira (4), o pedido de vistas sobre a ação que questiona o critério de desempate na eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

Com a medida, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, remarcou o julgamento do tema para os dias 18 a 29 de abril. A apreciação do caso vai ocorrer em plenário virtual, onde os ministros vão registrar seus votos de forma eletrônica, sem sessões presenciais.

No plenário virtual, o relator apresenta seu voto eletronicamente, no sistema digital do STF, e os demais ministros indicam no mesmo sistema se acompanham ou divergem do entendimento dele.

No placar, há apenas o voto da ministra Cármen Lúcia, relatora do processo, contra ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Solidariedade.

O partido insurge-se contra o critério de desempate por idade – que acabou garantindo a declaração de vitória da deputada Iracema Vale (PSB), após dois empates em 21 a 21, com o deputado Othelino Neto (SD).

Em novembro do ano passado, a partir de um estudo sobre o tema, o blog do Isaias Rocha revelou que o Regimento Interno do Legislativo maranhense já passou por várias mudanças, mas atual ordem de classificação entre candidatos é mantida há 33 anos.

ADI 7756

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com