![](https://www.isaiasrocha.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG-20250212-WA0494-scaled.jpg)
A Câmara Municipal de São José de Ribamar (CMSJR) aprovou, com dispensa de interstício, concessão do título de cidadão ribamarense ao vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT). O Projeto de Resolução nº 003/2025, apresentado pelos vereadores Mário Santos (PCdoB) e Fernando Castro (PRD) na sessão ordinária desta terça-feira (11), recebeu a aprovação unânime do plenário da Casa. Ainda não há previsão de data para a solenidade de entrega da honraria.
De acordo com o texto aprovado, a iniciativa é uma forma de homenagear o vice-governador por suas contribuições e seu compromisso com o desenvolvimento do Maranhão, incluindo ações que impactam positivamente a cidade balneária.
“Esta homenagem reflete o reconhecimento do município às contribuições indiscutíveis que o vice-governador Felipe Costa Camarão tem realizado ao longo de sua vida em prol do desenvolvimento do Maranhão e do fortalecimento da educação, da cultura e da gestão pública em nosso estado”, frisou trechos da justificativa da proposição.
Quem é ele?
Nascido em 1981, na cidade do Rio de Janeiro, Felipe Camarão é o primogênito do maranhense Phill Camarão, e da carioca Rita Camarão, ambos médicos. Felipe se mudou para o Maranhão ainda criança.
Com apenas 23 anos, ele dirigiu o Procon/MA, cargo que voltaria a ocupar em 2011. Foi aprovado em vários concursos públicos ao longo da carreira, inclusive o de procurador federal, tendo chegado a chefe do escritório de representação da Advocacia-Geral da União no Estado e procurador-chefe da Procuradoria Seccional Federal de São Luís.
No final de 2008, foi nomeado procurador-chefe da Procuradoria Federal no Maranhão. Exerceu também o cargo de procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE/INSS) e o de subprocurador-chefe da UFMA.
Durante o governo de Flávio Dino, a partir de 2015, Felipe Camarão foi titular das secretarias estaduais da Gestão e Previdência; de Cultura e de Governo, antes de ser nomeado em 2016 para a Secretaria de Estado da Educação, onde ficou até março de 2022, quando teve de se desincompatibilizar para concorrer às eleições para o Senado.
Durante os 6 anos como secretário da Educação, sendo considerado o gestor que permaneceu por mais tempo à frente da pasta no Estado, Felipe Camarão comandou o Programa Escola Digna, que revolucionou a educação no estado, elevou os índices educacionais e realizou cerca de 1.500 obras no setor.
Em junho de 2022, seu nome foi aprovado pelo PT estadual para compor a chapa majoritária ao lado de Carlos Brandão e Flávio Dino. Em outubro do mesmo ano, foi eleito vice-governador na chapa do governador Carlos Brandão. Em janeiro de 2023, retornou ao comando da Secretaria de Estado da Educação, permanecendo no cargo até agosto de 2024.
Trajetória de notáveis
O título de cidadão ribamarense é reservado a pessoas que, mesmo não sendo naturais do município, contribuem significativamente para o desenvolvimento local. A aprovação a Camarão se deu por se tratar de uma personalidade que exerce influência não apenas na cidade balneária, mas também em âmbito estadual e nacional.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com