Paulo Moura durante entrevista ao UQ! Podcast, apresentado pelos comunicadores Jeisael Marx e Ianne Brenda (Foto: Reprodução)

Em entrevista ao UQ! Podcast, apresentado pelos comunicadores Jeisael Marx e Ianne Brenda, o estrategista político Paulo Moura, autor do livro “Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais”, fez uma abordagem à luz do referencial teórico que embasa, em grande parte, os estudos sobre o marketing eleitoral.

Durante o bate-papo, o professor de estratégia política explanou, por meio de casos práticos, como as atividades de marketing político, estratégia e comunicação se combinam na elaboração e execução de uma campanha eleitoral.

Estratégia e fake news

Em sua participação, Paulo Moura respondeu a questionamento sobre o conceito de estratégia. Segundo ele, a “estratégia é o caminho que leva a repostas que você precisa dar para determinada situação”. Ele também revelou que transformar candidato em algo que ele não é, se assemelha às fake news. “Nossa empresa não atua mais com esse modelo”, frisou.

Paulo Moura é graduado em marketing político. Tem especialização na Universidade Harvard e é professor visitante da Universidade George Washington – ambas nos Estados Unidos.

O entrevistado atuou em países como México, França, Rússia e Itália. Ao todo, são 116 campanhas eleitorais no currículo, das quais foi vitorioso em 101. Tem prêmios internacionais na área. É sócio-fundador da Exata Inteligência Política.

Aplicação dos conceitos

Na entrevista, o convidado explicou que a obra contempla exemplos práticos da aplicação dos conceitos e detalha os papéis da equipe multidisciplinar envolvida nas campanhas eleitorais, considerando experiências vivenciadas no Brasil e em diversos países, algumas das quais lhe renderam premiações e reconhecimento no mercado do marketing político e eleitoral.

Em “Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais”, Moura já traz abordagens atuais dentro desse universo, como o papel dos meios digitais, o uso de dados e de pesquisas de opinião, o papel dos influenciadores digitais e da inteligência artificial, sem desconsiderar os elementos clássicos que compõem as peças de campanha e o desenho das estratégias de marketing e comunicação.

A obra é direcionada a políticos e profissionais que os assessoram, bem como a pessoas que desejam ingressar na atividade política; aos profissionais de marketing e comunicação, como publicitários, designers, jornalistas; ao público acadêmico, estudantes e demais interessados em conhecer melhor o mundo das campanhas eleitorais, seus bastidores, fugindo do formato de manuais e receitas sobre como obter êxito nas disputas.

Confira o bate-papo na íntegra:


Sobre o convidado

Paulo Moura é reconhecido por sua vasta experiência em campanhas eleitorais bem-sucedidas no Brasil e no mundo. Tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de estratégia, comunicação e marketing político. Foi vencedor, por quatro vezes, do Reed Awards, o maior prêmio do Marketing Político Internacional, além de ter sido eleito um dos 100 mais influentes estrategistas políticos do mundo (COMPOL/USA 2017).

É sócio-fundador da Exata Inteligência Política; pós-graduado em Marketing Político pela Universidade de Minas Gerais (UFMG); Especialista em marketing digital e estratégia com título concedido pela Universidade de Harvard (USA); professor visitante da The George Washington University (USA) e da Universidade de Turim (Itália).

É membro de instituições como The American Association of Political Consultants (AAPC) e The International Association of Political Consultants (IAPC). Suas exitosas experiências internacionais passam por países como México, França, Rússia e Itália.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com