A pergunta sobre quem sairia ganhando com a neutralidade do prefeito Edivaldo Júnior no segundo turno em São Luís foi respondida cinco dias depois da primeira fase da disputa que encerrou no último domingo (15).
A pesquisa Ibope divulgada nessa sexta-feira (20) pela TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão, revelou que o deputado estadual Duarte Júnior, candidato a prefeito de São Luís pelo Republicanos, foi o que mais cresceu na comparação com os resultados das urnas.
Duarte que ficou em segundo lugar com 22%, subiu 20 pontos e agora aparece com 42%. Braide, por sua vez, terminou o pleito do 1º turno com 37%, subiu 12 pontos e agora aparece com 49%.
Ao analisarmos os dados do Ibope mais detalhadamente, é possível concluir que o silêncio de Edivaldo no processo, dá uma enorme desvantagem para Braide ao meu ver, já que o eleitorado ludovicense ainda tem em sua memoria a disputa que ambos protagonizaram em 2016, onde o atual prefeito garantiu a reeleição concorrendo exatamente contra o adversário de Duarte de hoje.
Foi para evitar essa migração de votos ao republicano, por exemplo, que o deputado Neto Evangelista (DEM), terceiro colocado na eleição para prefeito, resolveu manifestar apoio à favor do candidato do Podemos. Posição que foi seguida pela maioria do PDT, que saiu das urnas com três vereadores reeleitos.
Na avaliação dos aliados de Evangelista, a neutralidade do democrata nesta segunda etapa da disputa, poderia ser mais benéfica ao Duarte e, por esse motivo, abriu divergência no grupo governista e resolveu anunciar apoio a Braide.
Em um pleito em que Eduardo Braide larga na frente e vai derretendo ao longo da campanha, a novidade está na figura de Duarte, como o principal nome na disputa, desbancando um posto historicamente ocupado por candidatos pedetistas.
O candidato do Republicanos chega à essa fase da corrida, após construir a sua imagem pública como o defensor do consumidor. Sua carreira defendendo pessoas menos favorecidas iniciou-se há três anos no rádio, colocando-se entre o consumidor lesado e a empresa questionada para atender ao lado mais fraco da história.
Como já mostramos, a margem de erro da pesquisa Ibope mostrou que apenas 1 ponto separa Braide e Duarte em São Luís, mas para virar prefeito a partir de 2021, o segundo só precisa que Edivaldo permaneça em silêncio, mesmo que haja um acordo de cavalheiros do atual chefe do executivo ludovicense, com o primeiro.