Margem de erro da pesquisa Ibope mostra que apenas 1 ponto separa Braide e Duarte em São Luís

Spread the love
Eduardo Braide e Duarte Júnior vão disputar o 2º turno em São Luís — Foto: Reprodução

Uma pesquisa do Ibope divulgada pela TV Mirante sobre a corrida eleitoral em São Luís ganhou holofote na imprensa maranhense na noite desta sexta-feira (20). Os dados apontam ‘liderança’ do candidato Eduardo Braide (Podemos) com uma ampla ‘vantagem’ em relação ao seu adversário de 2º turno, Duarte Júnior (Republicanos).

Mas, afinal, pode-se ou não confiar no que os números dizem? Sim! Diferente das palavras, os números não mentem! No entanto, para compreendê-los são necessários conhecer a metodologia e a tal margem de erro.

Exatamente por isso, nem tudo é tão obscuro ou vago no mundo das estatísticas. A verdade é que elas são fundamentais para a compreensão da realidade. O problema é interpretá-las corretamente.

Mas o que dizem os números do Ibope sobre a corrida eleitoral na capital maranhense nessa segunda etapa da disputa? Eles dizem tudo!

A nove dias das eleições municipais do 2º turno, a verdade é que Braide e Duarte estão tecnicamente empatados na disputa no limite da margem de erro de 3 pontos percentuais, segundo pesquisa realizada pelo Ibope, sendo que apenas 1 ponto separa os dois candidatos.

Ibope aponta Braide e Duarte empatados no limite da margem de erro no 2º turno

No cenário da pergunta estimulada, Braide aparece com 49% de intenção de votos, porém, com os 3 pontos percentuais para menos da margem de erro, fica com 46% de preferência. Duarte que aparece com 42% de aceitação, com a margem de erro para mais, sobe para 45% e cola no adversário sendo separado por apenas 1 ponto, quando se leva em consideração a estatística que expressa a quantidade de erro amostral aleatório do levantamento. Não sabe marcou 2% e nulo registrou 7%.

Outro dado que precisa ser levado em consideração é o crescimento dos dois candidatos. Braide, que terminou com 37%, subiu 12 pontos e agora aparece com 49%. Duarte, por sua vez, fechou com 22% e subiu 20 pontos e agora aparece com 42%.

DADOS DA PESQUISA
A avaliação do cenário municipal em São Luís foi realizada no período de 18 e 20 de novembro de 2020, com 805 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos para cima ou para baixo e o nível de confiança de 95%. A pesquisa tem registro na Justiça Eleitoral com o número MA‐02619/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *