Braide e Duarte estão no 2º turno, mas para a DataM seria Braide e Neto — Foto: Reprodução

Nessa segunda-feira ganhou holofote uma pesquisa divulgada pela Instituto DataM em que aponta o candidato Eduardo Braide (Podemos) com 51,28% contra 33,58% do candidato Duarte Júnior (Republicano). No entanto, o Blog do Isaías Rocha comparou a última amostragem realizada pelo instituto com o resultado final do primeiro turno em São Luís e descobriu que a empresa errou e por muito.

De acordo com a pesquisa DataM, divulgada no dia 12 deste mês, Eduardo Braide venceria a eleição no primeiro turno com 33,8% dos votos. O segundo colocado seria Neto Evangelista com 17,5% e Duarte Júnior teria 15,2%. Os números completos estão a seguir:

A piada da DataM às vésperas das eleições de 2020

No entanto, quando as urnas foram abertas no último dia 15 de novembro, o resultado foi completamente diferente. Neto não foi para o segundo turno, pois o DataM errou por uma diferença de 7 pontos. Braide terminou com 37,81%, Duarte com 22,15% e Neto com 16, 24%.

É a segunda aberração praticada pelo instituto em pleito municipal. Por isso, para a maioria dos profissionais da imprensa que atuam na cobertura política, anunciar percentual de pesquisa do DataM em São Luís virou piada sem graça, visto que, exceto os contratantes, ninguém mais acredita – embora haja algumas sérias.

Curioso, por exemplo, é que os 7 pontos de erro é semelhante ao percentual de diferença entre Braide e Duarte apontado nas pesquisas do Ibope e DataIlha divulgadas no fim de semana na capital.

VIROU CHACOTA
Em 2016, a DataM virou motivo de chacota no horário eleitoral do candidato a prefeito Fábio Câmara, despertando gargalhadas no telespectador ludovicense.