capa

Iguaria bastante apreciada no litoral nordestino, o caranguejo foi escolhido como destaque de um evento pioneiro, e de dar água na boca, no município de Bacabeira. Trata-se do 3º Festival do Caranguejo, que teve por objetivo valorizar a rica gastronomia que vem do mangue.

Promovido pela Associação dos Moradores do Campo de Perizes, em parceria com a Alvorada Motos, o festival foi realizado de sexta-feira (06) a domingo (08) de novembro, e agradou em cheio o paladar dos bacabeirenses e turistas.

Além de oferecer, através da parceria com os bares e restaurantes da cidade, um verdadeiro e saboroso roteiro gastronômico com pratos cuja matéria prima principal era o caranguejo, o festival recebeu também espetáculos da cultura local.

1

PROGRAMAÇÃO

O 3º Festival do Caranguejo contou com várias atrações. Na sexta-feira, a programação teve inicio às 18h00, com o Baile de São Gonçalo. Em seguida, às 20h00, foi realizado o concurso da “Rainha do Caranguejo”. A noite encerou com a animação da Radiola Beleza Negra, de São Luís.

No sábado, a programação teve inicio às 8h00, com a apresentação do Baile de São Gonçalo. Em seguida, às 15h00, foi realizado o concurso do Laço do Bode. A noite encerou com a animação de grupo de seresta.

No domingo, último dia do evento, o Baile de São Gonçalo abriu a programação às 8h00, com o Baile de São Gonçalo. Em seguida, às 15h00 foi realizado o concurso do Laço do Bode. A noite encerou com a animação do Forró Pé de Serra.

capitao

O capitão do Corpo de Bombeiros, Lucas de Jesus Gomes Lindoso, mais conhecido como “Capitão Lucas” (PSL), falou da importância do evento para a economia de Bacabeira.

—O principal objetivo do festival é criar uma marca de um festival gastronômico na cidade, como observamos em outras cidades. Isso pode se tornar uma data fixa nas comemorações da cidade. O caranguejo sempre foi o crustáceo muito consumido na região e essa culinária sempre atrai muitos turistas e amantes da comida e nesse sentido o evento acaba movimentando a economia do município, — explicou.

3

2

5