Secretário Edson Araújo aposta em importantes iniciativas para elevar o Maranhão no ranking de produção nacional

O secretário de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepa), Edson Araújo, afirmou em contato com o blog do Isaías Rocha, na noite desta sexta-feira (10), que o órgão estadual já dispõe de seis importantes projetos para o ano de 2023. Segundo ele, as inciativas incluem diversas medidas na área da piscicultura que serão implantadas em diversas regiões do estado.

“A Sepa já dispõe de 6 projetos importantes para 2023, onde inclui diversas medidas na área da piscicultura, para implantação em diversas regiões do Estado”, declarou.

MA é 5º no ranking

Dados da Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR) coloca o Maranhão no ranking de quinto maior produtor nacional de pescado, com a produção de 47.700 toneladas/ano, atrás apenas dos estados do Paraná (líder no país), São Paulo, Rondônia e Santa Catarina.

De acordo com os números, o Maranhão registra aumento de 6% na produção de pescado, sobretudo pelo crescimento do cultivo de pangasius, espécie que é originária da bacia do Rio Mekong, no Vietnã, e que está se destacando nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Maranhão alcança 5ª posição em ranking brasileiro de produção de pescado

No cenário de crescimento nos últimos anos da piscicultura no país, o estado vem se destacando e, nos últimos 5 anos, acumulou crescimento de 97,5%, partindo de uma produção de 24.150 toneladas no ano de 2016 para alcançar 47.700 toneladas em 2020, ganhando posição de destaque na cadeia produtiva nacional.

Meta importante

Para elevar ainda mais a posição do estado no ranking de produção nacional, Edson Araújo aposta em importantes ações garantindo, inclusive, que o solo maranhense pode contribuir com a meta.

“Nosso solo maranhense é apropriado para cultivo de peixe, pois é quase todo argiloso ou semiargiloso. Temos projetos de piscicultura de fundo de quintal, tanque escavado e projeto tanque-rede”, completou.

Quem é ele?

Engenheiro de Pesca, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco-PE, Edson Cunha de Araújo é ex-deputado estadual e presidente licenciado da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão, nascido em 26 de setembro de 1952, em Recife-PE.

É filho de Valdomiro Laurindo de Araújo e Maria do Carmo Cunha de Araújo, casado com Selma de Azevedo Araújo, pai de 02 filhos. Em sua trajetória profissional ocupou vários cargos importantes, aglutinando conhecimento e experiência.

Trajetória Política

Político por ideologia, Edson Araújo elegeu-se deputado estadual em 2010, com 47.914 votos. Em 2014, foi reeleito, com a expressiva votação de 55.269 votos, tornando-se o primeiro deputado mais votado da história do extinto PSL. Foi reeleito novamente em 2018, com votação de 45.822 votos. Em 2022, apesar de conquistar 34.545 votos, não conseguiu renovar o mandato ocupando a primeira suplência do PSB.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.