“Eu considero a disputa para a Câmara uma espécie de vestibular e fico muito feliz e honrado em saber que meu nome apareceu entre os 12 mais citados”, diz Alex Paiva / Foto: Reprodução

SÃO LUÍS, 2 de janeiro de 2024 – O líder comunitário, Alex Paiva (Podemos), teve destaque em uma pesquisa sobre nomes mais lembrados para vereador em São Luís, de forma espontânea. A pesquisa é do Instituto EPO, publicada no último domingo, 31, data em que a legislação permitia a divulgação do levantamento sem registro junto à Justiça Eleitoral.

De acordo com a amostragem, mesmo sem assumir uma única vez na Câmara Municipal nesta legislatura, Paiva – que é terceiro suplente do Podemos – figurou na 12ª posição entre os nomes mais citados. Em entrevista ao blog do Isaias Rocha, ele compartilhou a notícia com entusiasmo e disse que se sente honrado e feliz.

“Eu considero a disputa para a Câmara uma espécie de vestibular e fico muito feliz e honrado em saber que meu nome apareceu entre os 12 mais citados de forma espontânea. Quem conhece a disputa eleitoral para o Legislativo sabe que isso representa muito”, comentou.

De origem humilde, Paiva ingressou na vida pública sem apoio de padrinho político. Sua trajetória foi iniciada em 2016, quando despertou interesse pela política partidária e filiou-se ao PMDB [hoje MDB], pelo qual disputou as eleições daquele ano e ficou como suplente de vereador com 3.509 votos.

Em 2018, encarou o segundo vestibular das urnas, disputando uma das 42 vagas de deputados na Assembleia Legislativa pelo PRTB, mas não foi eleito. No entanto, viu sua votação triplicar para 6.845 votos, sendo que a maior parte dos sufrágios foram conquistados na capital maranhense.

Na eleição de 2020, voltou a disputar pela segunda vez uma das 31 cadeiras da Câmara de São Luís pelo Podemos, ficando novamente na suplência com 2.686 votos, mas o desempenho foi maior do que de alguns vereadores eleitos com uma votação bem inferior que a dele.

Em 2022, o líder comunitário voltou a encarar as urnas, agora como candidato a deputado federal pelo PSC, mas não foi eleito e ocupou a quinta suplência, após conquistar 5.207 votos.

Já no clima das eleições municipais na capital maranhense, em 2024, Alex Paiva comenta o quanto é importante figurar numa lista entre os 31 mais votados.

“Diferente da maioria dos “herdeiros de mandatos”, eu ingressei na vida pública sem apoio de padrinho político. Por isso, figurar entre os 31 nomes mais lembrados para mim é algo fundamental”, completou.

Quem é ele?

Célio Alex Alves Paiva, mais conhecido por Alex Paiva, nasceu em São Luís, em 5 de agosto de 1981. Passou sua infância na rua João Castelo, no Anjo da Guarda, e atualmente reside na Vila 7 de Setembro, comunidade da área Itaqui-Bacanga.

Aos 17 anos, após ficar órfão dos seus pais, foi trabalhar em casas de família para poder criar seus 3 irmãos menores. Nesse período, passou um bom tempo prestando serviços como caseiro na residência do saudoso Mário Flexa Ribeiro, que mesmo sendo seu patrão sempre o tratava como um filho.

Em seguida, aos 23 anos, trabalhou no setor de protocolo da Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), onde diariamente atuava com o público. Nessa época, surgiu o desejo de ingressar no campo político.

Alex Paiva cresceu na área Itaqui-Bacanga, onde atua há 25 anos como liderança comunitária de uma das maiores regiões da capital maranhense. Em mais de duas décadas atuando como líder comunitário, ele esteve sempre envolvido com as comunidades realizando trabalhos sociais e solidários, inclusive, fortalecendo sua luta no esporte e na cultura.

Diferente da maioria dos “herdeiros de mandatos”, o líder comunitário ingressou na vida pública sem apoio de nenhum padrinho político. Sua trajetória foi iniciada em 2016, quando despertou interesse pela política partidária e filiou-se ao PMDB [hoje MDB], pelo qual disputou as eleições daquele ano e ficou como suplente de vereador com 3.509 votos.

Em 2018, encarou o segundo vestibular das urnas, disputando uma das 42 vagas de deputados na Assembleia Legislativa pelo PRTB, mas não foi eleito. No entanto, viu sua votação triplicar para 6.845 votos, sendo a maior parte dos sufrágios na capital maranhense.

Em 2020, voltou a disputar pela segunda vez uma das 31 cadeiras da Câmara de São Luís pelo Podemos, ficando novamente na suplência com 2.686 votos, desempenho maior do que de alguns vereadores eleitos com uma votação bem menor que a dele.

Em 2022, Alex Paiva voltou a encarar as urnas, agora como candidato a deputado federal pelo PSC, mas não foi eleito e ocupou a quinta suplência, após conquistar 5.207 votos.

 

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com