A Câmara Municipal de Rosário realiza nesta segunda-feira (07), a partir das 17h, eleição para a escolha do presidente que comandará a Casa no biênio de 2023 e 2024.
A eleição será presencial, na sede do Sindicato Intermunicipal dos Servidores Públicos Municipais de Rosário, Bacabeira e Presidente Juscelino – SISMURB com endereço na Travessa Paulo Ramalho, s/n°, Centro, Rosário – MA, tendo em vista a impossibilidade de realização na sede do Legislativo rosariense que passa por reformas.
Conforme edital publicado na última quinta-feira (03) aos vereadores pelo presidente da Câmara, Carlos dos Remédios, o prazo-limite para a formação de chapas termina na sexta-feira (04), às 17h00.
Os vereadores Rachid Sauaia (PDT) e Valter Costa (PSDB) são os principais nomes na corrida. O primeiro, tem o apoio do prefeito Calvet Filho (PSC); e o segundo é apoiado pelo grupo do presidente da Casa, Carlos dos Remédios, que tenta emplacá-lo como sucessor.
A eleição tem um peso grande não só porque cabe ao presidente da Câmara definir as pautas de votação, mas também porque ele decide, sozinho, se autoriza ou não a abertura do processo de impeachment do prefeito.
Outro fator relevante é que o chefe do Legislativo ocupa o segundo lugar na linha de sucessão da Prefeitura Municipal.
Outro dado interessante na disputa, por exemplo, é que o pleito interno da Casa ocorre em respeito não só ao Regimento Interno e à Lei Orgânica, mas também como por entendimentos jurisprudenciais atualizados. Ou seja, ocorrerá sem que a presença do presidente Carlos dos Remédios na disputa, conforme documento em anexo.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.