BURITIRANA, 11 de novembro de 2024 – O juiz Glender Malheiros Guimarães, titular da 58ª Zona Eleitoral, determinou na manhã desta segunda-feira, 11, o reprocessamento da totalização dos votos referentes ao 1º turno das Eleições 2024, para o cargo de vereador no município de Buritirana.

Procedimento será necessário no município após a Justiça Eleitoral deferir liminar requerida para determinar ao Cartório Eleitoral da 58ª Zona Eleitoral de João Lisboa o recálculo dos quocientes eleitoral e partidários relativos aos cargos de vereadores da cidade buritiranense nas eleições municipais de 2024 adequando todas as fórmulas matemáticas para o parâmetro de 09 vereadores em lugar de 11 parlamentares.

Conforme o blog do Isaías Rocha antecipou na semana passada, o pedido ao judiciário foi feito pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) com base nos dados do censo de 2022. De acordo com o promotor Ossian Bezerra Pinho Filho, da 58ª Zona Eleitoral, o município buritiranense possui hoje apenas 12,9 mil habitantes e, por isso, o número de cadeiras na Câmara precisa diminuir de 11 para 9.

“Destaque-se que aqui não se está discutindo a redução do número de vereadores a partir da antinomia da Lei Orgânica com a Constituição Federal! Aqui, fazemos somente a correção de um erro administrativo que foi causado pela informação inadequada emanada da presidência da Câmara de Vereadores”, frisou o magistrado em seu despacho.

Câmara é notificada

Na tarde desta segunda-feira, 11, a Câmara de Buritirana e todos os vereadores declarados eleitos, receberam notificação do juiz eleitoral, Glender Malheiros Guimarães, para apresentarem manifestação em 10 dias acerca da decisão que determinou a retotalização dos votos nos autos. O documento foi assinado eletronicamente pelo Chefe da Seção de Processamento do 1º Grau, Bruno Martins Silva.

Clique aqui e leia a decisão

Baixe aqui a notificação

0600612-81.2024.6.10.0058

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com