Morreu, aos 88 anos, o escritor e intelectual Joaquim Itapary, membro da Academia Maranhense de Letras (AML) e uma das pessoas mais influentes no meio literário e político do Maranhão.

Segundo familiares, a morte aconteceu na noite da última segunda-feira (29), após estar internado em um hospital. Itapary sofria de insuficiência cardíaca e renal e estava em tratamento de hemodiálise.

O velório acontece no Complexo Salvatore, no Calhau. Já o enterro está programado para as 16h30, no Cemitério do Gavião, em São Luís.

Histórico
Joaquim era filho de Joaquim Salles de Oliveira Itapary e Georgina Boabaidy de Oliveira Itapary. Também é pai do atual secretário municipal de Cultura de São Luís, Maurício Itapary.

Joaquim nasceu em 23 de abril de 1936, em São Bento, no interior do Maranhão, onde cursou parte do ciclo primário. Com a mudança de sua família para São Luís, continuou os estudos e se formou em Direito, em 1962. Depois, se especializou em Problemas de Desenvolvimento Econômico, Política Internacional e Programação Orçamentária.

Na política, foi deputado estadual de 1971 a 1974 e um dos fundadores do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Cultura.

Itapary também escreveu reportagens, crônicas e artigos em jornais e revistas, publicou diversos trabalhos técnicos em edições autônomas e em periódicos especializados. Na Academia Maranhense de Letras, ocupava a Cadeira 4.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com