Na manhã desta segunda-feira (14) foi realizado o ato de abertura do Projeto ‘Justiça para Todos em Bacabeira’, iniciativa da Corregedoria de Justiça do Tribunal de Justiça do Maranhão. A solenidade  ocorreu no CRAS e contou com a participação de diversos membros do judiciário, gestão pública municipal e sociedade Civil.

O projeto visa viabilizar o acesso à justiça aos municípios que não são sedes de comarcas, que irá garantir acesso ao canal permanente com o balcão judiciário, ferramenta que serve para prestar serviços de atendimento ao público geral.

Segundo as informações, o Acordo de Cooperação Técnica com a Corregedoria Geral da Justiça para inauguração das unidades da Defensoria Publica do Estado (DPE) e Tribunal de Justiça/M, vai oferecer os dois serviços para aproximar o cidadão bacabeirense dos serviços da justiça.

A prefeita Fernanda Gonçalo destacou o papel social e disse que a sala vai ajudar a aproximar o cidadão do poder judiciário. “É com muito orgulho que firmamos esta parceria para que as pessoas de Bacabeira não precisem mais ir para Rosário em busca de consultar processo ou participar de uma audiência por videoconferência. A unidade instalada aqui vai garantir o acesso da população à justiça com maior comodidade, mais agilidade e economia”, afirmou a prefeita.

A coordenadora de Planejamento Estratégico do TJ/MA, juíza Tereza Nina, agradeceu o apoio do poder municipal e disse que a população está de parabéns porque este serviço garante justiça para todos. “Bacabeira não é sede de comarca e muitas vezes as pessoas precisavam se deslocar para outras cidades em busca dos serviços judiciais e não tinham condições financeiras. Este acesso agora ficou mais fácil e direto”, justificou a juíza, que estava representando o corregedor geral do Estado, desembargador Froz Sobrinho.

Defensor público geral do Estado, Gabriel Furtado agradeceu o apoio da prefeita Fernanda Gonçalo em proporcionar um espaço mais acessível, onde serão proporcionadas melhores condições de trabalho e atendimento à população, sobretudo, ao público mais vulnerável. “Esta sala vai impactar profundamente toda a comunidade porque vai garantir acesso direto do cidadão aos serviços judiciários”, afirmou.

Estavam presentes na solenidade também; o juiz auxiliar da Corregedoria, Talvick Ata Freitas; a sub defensora geral Cristiane Marques; o defensor público de Rosário, Gil Henrique; a defensora de Rosário, Nívea Macedo; a ouvidora geral da DPE, Fabíola Fernandes; a diretora do Fórum de Rosário, juíza Karine Castro; o prefeito de Santa Rita e esposo da prefeita, Dr. Hilton Gonçalo; o presidente da Câmara de Bacabeira, Jefferson Calvet e os vereadores capitão Lucas, Ruck e Branco; o vice-prefeito Romualdo e secretários municipais.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.