Ponte de acesso a cidade de Cajari chegou a ser interditada devido ao risco de desabamento / Foto: Reprodução

SÃO LUÍS: Os primeiros meses do ano foram marcados com altos registros de chuvas em todo o Maranhão. No entanto, a mesma água que, para muitos, trouxe alegria e fartura, para outros, preocupação e prejuízos.

Os desastres causados pelas chuvas que atingiram o estado alteraram a rotina de ao menos 40,6 mil pessoas, deixando famílias desabrigadas ou desalojadas e provocando até óbitos.

Por conta da situação, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, chegou a reconhecer a situação de emergência em mais de 70 cidades.

Nesse período, o governo federal repassou mais de R$ 16,7 milhões para municípios atingidos. Além disso, as cidades ficaram autorizadas a dispensar licitação para as contratações que visavam à aquisição dos bens necessários ao atendimento da situação calamitosa.

Atualmente, sete municípios estão com reconhecimento federal de situação de emergência, conforme levantamento do blog do Isaías Rocha junto ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres S2iD.

De maneira geral, o acompanhamento, que é feito diariamente, tem três classificações de gravidade: a de atenção, alerta e emergência – quando a situação é mais crítica. Segundo a plataforma do Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil, estão com decretos vigentes, as seguintes cidades maranhenses:

Bom Jardim

Cajari

Duque Bacelar

Palmeirândia

Peri Mirim

Vargem Grande

Timon

Destes municípios, Peri Mirim é o que tem o decreto com prazo vigente mais longo, estendendo-se até o dia 05 de dezembro deste ano. Timon segue em situação de emergência até o dia 13 de novembro.

O reconhecimento federal de situação de emergência em Duque Bacelar encerra no próximo dia 21 deste mês. Cinco dias depois, será a vez de Palmeirândia encerrar, pondo fim ao decreto no dia 26 do mesmo mês.

Por sua vez, Cajari e Vargem Grande, deixam a situação de emergência nesse fim de semana. O decreto da primeira, por exemplo, encerra no sábado (14), enquanto o reconhecimento da segunda cidade fecha no domingo (15).

O blog tentou contato com as prefeituras mencionadas para buscar informações sobre o cenário atual das cidades, mas não obteve retorno. Confira aqui a lista com todos os municípios maranhenses com decretos vigentes.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com