Candidato apoiado pela prefeita Irlahi Linhares lidera índice de rejeição com 45.25%.

Levantamento aponta que o candidato do PSC lidera a corrida pela prefeitura com mais de 19% das intenções de votos; pesquisa ouviu 831 eleitores da cidade

ROSÁRIO-MA: O Instituto EMET — Pesquisa de Opinião Pública, divulgou pesquisa de intenção de votos para as eleições municipais em Rosário, distante 60 km de São Luís. Foram apresentados cenários estimulados e espontâneos. Nos cenários o candidato Calvet Filho — PSC lidera com 11,9% das intenções de voto.

No confronto entre Calvet Filho – o candidato do povo e Jonas Magno – o candidato de Irlahi, o primeiro leva vantagem e abre 19 pontos à frente do primeiro

O levantamento ouviu 831 pessoas, sendo 504 na zona urbana e 327 na zona rural, nos dias 31 de outubro à 02 de novembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como o número MA 08350/2020. A margem de erro é de 3.3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Ao eleitor de Rosário foi questionado em quem votaria para prefeito em 2020. No cenário espontâneo, Calvet Filho, aparece com 41.9%, sendo seguindo por Jonas Magno, apoiado pela atual prefeita Irlahi Moraes com 30.0%. O candidato Saldanha foi citado em 4.0% e Romulo Baldez 1,3% na pesquisa. Não sabe ou não responderam somam 22.9%.

No cenário estimulado, onde os nomes candidatos são apresentados ao entrevistado, Calvet Filho, obteve 42,12% das intenções de votos, totalizando 11.8% pontos percentuais à frente do candidato Jonas Magno, que alcançou 30,32%. Saldanha com 4,21 e Baldez aparece com 1.32%, NS/NR somam 21.5%.

No cenário com confronto direto entre Filho e o candidato do Pedetista Jonas, Calvet Filho, vencerias o pleito se fosse hoje, com 46.69% das intenções de votos, contra 27.80% do sobrinho da prefeita, ou seja, quase 19.0% a frente de Jonas Magno.

Rejeição

O Instituto EMET de Pesquisa, avaliou ainda sobre a rejeição dos candidatos a prefeito. Calvet Filho aparece apenas com 23.83%, seguido de Jonas Magno, como 45.25%. Saldanha com 6.86% e Romulo Baldez com 4.21%.

No cenário com todos os candidatos, Calvet leva vantagem com mais de 11 pontos de diferença

TRANSPARÊNCIA E CONFIANÇA
Em agosto deste ano, em uma ação inédita, o empresário Fernando Bastos, que é diretor do instituto, enviou ofício ao Ministério Público Eleitoral – MPE, convidando o órgão controlador a auditar suas pesquisas. Além disso, solicitou também do Parquet o acompanhamento online de todas as pesquisas registradas que são realizadas em qualquer lugar do País, garantindo com isso a transparência e confiança nos estudos que realiza.

“Sabes por que escolhi esse nome para minha empresa? Justamente porque em hebraico significa verdade. Não tenho qualquer receio em disponibilizar o nosso sistema para ser auditado pelo Ministério Público Eleitoral ou qualquer outro órgão que queira fazer. Eu tenho consciência do trabalho que prestamos, e sei que com a verdade, passaremos e chegaremos a qualquer lugar”, enfatizou Bastos.

SISTEMA 100% ANTIFRAUDE
Lançado em março de 2019, com a proposta de um conceito inovador no estado, o Emet, surgiu com a missão de compreender, interpretar e esmiuçar, traduzindo em números, informações com uma filosofia de trabalho que alia rigor técnico, ousadia e transparência na execução dos levantamentos.

Fernando explicou que como os pesquisadores do instituto não usam papel, a tecnologia é única, exclusiva e que a empresa transmite tudo conforme a lei determina para o sistema do TSE PesquEle.

O que faz a metodologia aplicada também ser 100% antifraude. “A Emet veio para trazer a verdade para a política”, destacou.

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PRÊMIOS POR 100% DE ACERTO
O Instituto que revolucionou o método de levantamentos eleitorais no Maranhão tem a personalidade e o nível de qualidade garantido por uma estaticista premiada nacionalmente. A doutora Kalline Fabiana Silveira, graduada em Ciências Climáticas (doutorado) e Estatística (mestrado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é responsável pelo Departamento de Estatística, Pesquisas de Mercado, Consumo e Intenção de voto da empresa. A estaticista ganhou dois prêmios por 100% de acerto nas pesquisas que realiza.