A empresa Suzano Papel e Celulose foi denunciada na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) pela contaminação por supostos impactos ambientais no Rio Tocantins, em Imperatriz/MA.

Segundo o deputado estadual Wellington do Curso (Novo), na sessão plenária desta quinta-feira (10), a denúncia foi baseada em relatos da população local, apontando eventuais danos, especialmente relacionados à captação e devolução de água utilizada no processo industrial da empresa.

“Essa é uma pauta urgente, que envolve o meio ambiente, a saúde da população e o sustento de trabalhadores da pesca. Recebemos denúncias sérias de que há fortes indícios de que a empresa Suzano pode estar causando danos ao Rio Tocantins”, frisou.

Para ampliar a investigação, o parlamentar anunciou a convocação da Suzano para prestar esclarecimentos, a realização de uma visita “in loco” e a organização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Imperatriz, em uma data ainda não definida, para discutir os efeitos ambientais das operações da companhia.

De acordo com a acusação, a devolução da água ao rio estaria comprometendo a fauna aquática e a qualidade da água, afetando pescadores e comunidades ribeirinhas.

“Por isso, além da denúncia formal, vamos realizar uma audiência pública em Imperatriz para dar voz à comunidade e buscar soluções concretas. Nosso compromisso é com a defesa da vida e do meio ambiente”, declarou Wellington.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com