Deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA)

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) usou suas redes sociais, nessa segunda-feira (25), para destacar que a bancada maranhense na Câmara dos Deputados manifestou-se contrário à posição adotada pela presidência do Banco do Brasil de fechar 361 unidades de atendimento no país inteiro, resultando na demissão de 5.000 funcionários.

O pacote atinge o Maranhão, com o fechamento de cinco agências, sendo duas em São Luís (Cohatrac e Reviver), Bacabal (Agência Texeira Mendes), Imperatriz (Praça da Cultura) e Caxias (Volta Rendonda). Além dessas agências, dois postos de atendimentos também estão sob ameaça de fechamento nas cidades Governador Archer e Santa Quitéria.

Para impedir que isso venha afetar a sociedade maranhense, Pedro Lucas destacou algumas medidas que foram tomadas pela bancada maranhense no Congresso. Segundo o parlamentar petebista, um ofício já foi encaminhado ao presidente do Banco do Brasil, André Brandão e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando que reconsiderem a decisão.

“A bancada maranhense no Congresso Nacional enviou ofício ao presidente do @BancodoBrasil, André Brandão e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando que seja reconsiderada a decisão do fechamento de agências do BB em algumas cidades do Maranhão”, disse Pedro Lucas.

Deputado fala de medidas contra fechamento de agências do BB no Maranhão

O QUE DIZ O BANCO?
O Banco do Brasil (BB) informou ao mercado que aprovou um plano de reorganização para ganhos de eficiência operacional que prevê, entre outras medidas, o fechamento de 112 agências da instituição, além da criação de um Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e de um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE). O banco diz que a implementação plena das medidas deve ocorrer durante o primeiro semestre deste ano.

O plano de reorganização prevê ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento do país, com a desativação de 361 unidades (112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento), a conversão de 243 agências em postos de atendimento e oito postos de atendimento em agências, transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem guichês de caixa, relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios e criação de 28 unidades de negócios (14 agências especializadas agro e 14 escritórios leve digital).

Banco do Brasil: agência do Banco do Brasil (Imagem: Google Maps)

“A reorganização da rede de atendimento objetiva a sua adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes e compreende, além das medidas de otimização de estrutura descritas acima, outros movimentos de revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede, privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais”, destaca o comunicado do BB. A economia líquida anual estimada por estes movimentos é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.

Além disso, o banco aprovou um Programa de Adequação de Quadros (PAQ) para otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos em suas unidades, e um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos.

“A estimativa do BB é que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento”, diz o banco, complementando que o número final de adesões, assim como o respectivo impacto financeiro, serão informados após o encerramento dos períodos de adesão, que ocorrerá até 5 de fevereiro.