O governador Carlos Brandão comemorou a entrega da Casa do Trabalhador em meio ao cenário favorável para a geração de empregos no Maranhão / Brunno Carvalho

Uma comitiva formada por sete vereadores da Câmara Municipal de São Luís participou, na última sexta-feira (7), da inauguração da primeira Casa do Trabalhador do Maranhão, no bairro Anjo da Guarda, na capital maranhense. O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão e do ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, e comitivas dos dois governos. O investimento é fruto de parceria entre os governos estadual, municipal, federal e o setor privado.

Durante a solenidade, os vereadores falaram sobre a importância do equipamento. Para a professora Magnólia (União), a iniciativa representa não apenas o acesso a serviços essenciais, mas também a oportunidade de qualificação profissional, fundamental para a geração de emprego e renda.

“Quero parabenizar o governador Carlos Brandão e o ministro Luiz Marinho pela sensibilidade em apoiar ações que promovem transformação social e levam o Maranhão a um novo patamar. O novo Viva/Procon representa não apenas o acesso a serviços essenciais, mas também a oportunidade de qualificação profissional, fundamental para a geração de emprego e renda”, ressaltou.

De acordo com o vereador Wendell Martins (Podemos), a Casa do Trabalhador deverá ampliar o acesso dos moradores do Itaqui-Bacanga a serviços essenciais, como emissão de documentos e assistência ao consumidor.

“Essa unidade trará mais dignidade às pessoas da região, facilitando o acesso a serviços que antes exigiam deslocamentos mais longos. A nossa região é muito populosa, e a presença do poder público aqui é fundamental”, disse o vereador.

O vereador Octávio Soeiro (PSB) foi objetivo ao destacar a relevância do investimento para a região Itaqui-Bacanga, estimada em 200 mil habitantes. Na opinião do parlamentar, além de aproximar os serviços da população, a Casa do Trabalhador vai fomentar o desenvolvimento econômico e social da área.

“É uma obra importante para uma região estimada em 200 mil habitantes, sendo constituída por 60 bairros. Além de aproximar os serviços da população, a Casa do Trabalhador vai fomentar o desenvolvimento econômico e social da área”, declarou.

Geração de empregos

O governador Carlos Brandão comemorou a entrega da Casa do Trabalhador em meio ao cenário favorável para a geração de empregos no Maranhão.

“Nada mais justo do que inaugurar a Casa do Trabalhador no momento em que o Maranhão vive uma grande empregabilidade, com grande geração de empregos. O Maranhão tem se destacado na geração de empregos. Essas palavras, emprego e renda, aqui no nosso governo são regra”, pontuou Carlos Brandão.

Brandão citou como motores para a geração de oportunidades no estado, a realização de grandes eventos que movimentam a economia da cultura e do turismo, gerando empregos formais e informais, além das grandes obras públicas, que criam postos de trabalho em vários setores.

“Investir em emprego e renda é uma decisão política que a gente abraçou e a gente fica muito feliz, porque estamos vendo os resultados. O resultado está na geração de empregos. O Maranhão foi o estado que mais gerou empregos no Nordeste, se destacando também no plano nacional, o quarto estado, em termos proporcionais, que mais gerou empregos”, destacou o governador.

Sistema Nacional de Emprego        

O prédio onde foi construída a Casa do Trabalhador já abrigava uma sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Os serviços da agência continuam no espaço, agregados à Casa, e foram aperfeiçoados, nascendo assim o Sine-Casa do Trabalhador.

A parceria entre o governo federal e o Maranhão prevê melhorias na infraestrutura tecnológica, modernizando cadastros, intermediando vagas e divulgando informações sobre o mercado de trabalho.

Presente em praticamente todas as cidades brasileiras, a rede Sine possui diversas funções, como a divulgação de vagas, o recebimento de currículos, a elaboração de processos seletivos e até a contratação de pessoal.

“Nós trabalhamos o processo de ajustes, de solução, de resolução, para o Maranhão também fazer parte dessa rede nacional. Para propiciar para valer, para trabalhadoras e trabalhadores. Em particular, para a juventude, o processo de capacitação para aproveitar as oportunidades que a economia brasileira e a economia maranhense vêm ofertando no mercado de trabalho”, disse o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Quem participou?

No ato, além da Professora Magnólia, Wendell Martins e Octávio Soeiro, também estiveram presentes os vereadores André Campos (PP), Coletivo Nós (PT), Beto Castro (Avante) e Marquinhos (União).

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com