Os segredos do voto majoritário deixam muita gente que entende de política olhando a banda passar. Aparecem numa esquina, botam a cabeça numa travessa paralela e surpreendem nas avenidas, marcando presença e batendo ponto inesperadamente.
Fulano de tal, sempre destaque nas pesquisas, perdeu para sicrano, que sequer tinha o nome citado nas listas apresentadas às ruas. É por isso que a sabedoria ensina ser preciso ter muito cuidado no momento de emitir opinião sobre os favoritos de outubro.
Até agora, a ex-governadora Roseana Sarney vem se diferenciando na sucessão estadual por ser a mais citada – lá na frente – na corrida que ainda está enganchada, embora alguns ainda estejam duvidando que ela seja candidata. Os outros – todos eles – têm chance de disparar na pista e, no embalo, ser o vencedor de um processo que não mostra favoritos.
Carlos Brandão, Weverton Rocha, Josimar, Edivaldo Júnior, Dr. Lahesio Bonfim e Simplicio Araújo são vistos no outdoor, tentando emplacar o nome. E se surgir um candidato, vindo de outra tribo, com crédito e passaporte legal para pleitear a cadeira de governador do Maranhão?
Quem pensa que não há um movimento nessa direção, está redondamente enganado, distante das articulações silenciosas. Afinal, quando se trata de debate político tudo é possível, pois como diria Magalhães Pinto, “política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.