Empresário Alessandro Martins está preso no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, no Calhau. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS, 8 de março de 2024 – O empresário Alessandro Martins entrou com um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça, nesta quinta-feira (7), para reverter a decisão liminar do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que decretou sua prisão preventiva. O pedido ainda não tem relator.

O empresário está preso no Comando Geral da Polícia Militar do Estado, no Calhau, em São Luís. Na semana passada, o desembargador plantonista, Josemar Lopes Santos, negou pedido de liminar em habeas corpus apresentado pela defesa de Martins.

Na petição, a defesa solicitou a substituição da prisão por medidas cautelares ou prisão domiciliar alegando que os crimes imputados não são de grande gravidade e que o empresário possui transtornos psiquiátricos.

Alessandro foi preso em flagrante por supostos crimes de resistência, desobediência, desacato e ameaça durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em sua residência, em São Luís.

Entretanto, o desembargador considerou que não foram identificados os pressupostos processuais para a concessão da liminar, destacando a necessidade de proteção da ordem pública e da instrução criminal.

A decisão reitera que a prisão preventiva foi decretada com base nos delitos de ameaça, resistência, desobediência e desacato em concurso material de crimes, visando garantir a tranquilidade social e evitar a reiteração delitiva.

A defesa impetrou nesta quinta-feira, 7, habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça, requerendo a liberdade do acusado. (Foto: Reprodução)

Advogado milionário atuará na defesa

No STJ, o pedido requerendo a liberdade de Alessandro Martins, foi feito através do advogado Nelson Wilians Fratoni Rodrigues, sócio de um dos mais badalados escritórios de advocacia do país com atuação em todas as capitais brasileiras.

A banca começou a se destacar no mercado da advocacia, no fim de 2013, quando passou a ocupar o topo na lista dos maiores escritórios em número de profissionais. Naquela época, quando já estava com mais de 15 anos de existência, o Nelson Wilians e Advogados Associados chegou a assumir o primeiro lugar no Brasil, com 1.372 advogados contratados, segundo o ranking do Anuário Análise Advocacia 500 2013.

A estratégia chamou a atenção: em vez de contratar correspondentes, o escritório, que tem sede em São Paulo, preferiu abrir filiais. Ao todo, são 46 unidades em todos os estados. Na capital maranhense, o escritório fica localizado no Ed. Biadene Home – Av. dos Holandeses – Ponta do Farol.

Advogado Nelson Wilians impetra habeas corpus no STJ e pede liberdade do empresário Alessandro Martins (Foto: Reprodução)

Histórico

Fundado em 1999, o escritório inaugurou suas primeiras quatro filiais em 2003. Nove anos depois, tinha 376 advogados e 80 mil causas, o que o colocava na 4ª posição entre os maiores. Em 2013, tudo dobrou. Os 759 profissionais e quase 160 mil processos levaram o escritório ao 3º lugar no ranking da Análise, atrás apenas de conhecidos players da advocacia de massa — o JBM Advogados e o Siqueira Castro Advogados.

O tamanho do escritório não é a única marca conhecida no mercado. Nelson Wilians também é notado por costumes ousados, como o de presentear amigos com vinhos caríssimos e decorar seus escritórios com obras de grandes artistas brasileiros e internacionais.

Formado em Direito em 1993 pela Instituição Toledo de Ensino, Nelson Wilians Fratoni Rodrigues nasceu em Cianorte, no interior do Paraná. Iniciou a carreira jurídica na área contratual, para depois se especializar no contencioso e no consultivo tributário. Dentre as próprias qualidades, destaca o conhecimento em estratégias negociais e na advocacia preventiva.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com