O líder comunitário Alan Kardeck, presidente do Instituto Cultural de Desenvolvimento e Gestão (ICDG), registrou um vídeo, na manhã desta segunda-feira (13), mostrando mais um ônibus no “prego”. A surpresa desagradável, que vem se tornando algo comum em São Luís, foi registrada na Rua Corrêa de Araújo, no bairro da Liberdade.
Na gravação, cedida ao blog do Isaias Rocha pelo líder comunitário, o coletivo que aparece no flagrante é da linha 206 pertencente ao Consórcio Central que atende a comunidade.
No momento do registro, por exemplo, um mecânico da empresa aparece embaixo do ônibus tentando consertar o problema – que não foi informado – para fazer a remoção do veículo.
Kardeck contou que a empresa que atende o bairro não presta um serviço de qualidade. “Uma empresa irresponsável, que não presta um serviço de qualidade (…) e o prefeito ainda deu aumento de passagem. (…) Aumenta a passagem, mas ônibus não tem qualidade”, declarou.
Quase uma década de uso
Um levantamento exclusivo do blog junto ao sistema de consulta veicular – que pode ser usado para verificar o “prazo de validade” do transporte coletivo – revelou que ônibus está com idade quase acima da permitida em contrato.
A informação disponibilizada constatou que o coletivo, de placa PSR-9472, foi fabricado em 2015. Uma exigência do contrato de concessão com os consórcios que operam as linhas indica que ônibus com mais de dez anos não podem circular.
Caso a medida venha ser cumprida na prática, o coletivo flagrado no ‘prego’ pelo líder comunitário poderá deixar de circular no sistema de transpor a partir do ano que vem, quando estará completando a ‘idade’ mínima exigida pela regra.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.