PAÇO DO LUMIAR, 9 de fevereiro de 2024 – As buscas por “Paula Azevedo”, prefeita de Paço do Lumiar (MA), dispararam nos últimos dias entre os usuários maranhenses no Google. O alerta foi observado pelo blog do Isaías Rocha com base em dados disponíveis pela ferramenta Google Trends.
O interesse pelo nome da prefeita luminense aumentou depois que ela denunciou ter sido vítima de violência política, na manhã da última sexta-feira (02), durante cerimônia de lançamento do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de Paço do Lumiar, realizada no CAIC.
A partir deste episódio, Paula Azevedo vem sofrendo uma implacável perseguição, com sua gestão sendo alvo de operações que podem, inclusive, resultar no seu afastamento do comando da prefeitura. A situação, que já era ruim, ficou ainda pior, após o anúncio do presidente da Câmara, Jorge Mauru (Republicanos), como nome do grupo que vai disputar a sucessão municipal.
Veja também:
Almoço de Brandão com Inaldo Pereira intriga aliados de Paula Azevedo em Paço do Lumiar
O problema é que a perseguição acabou virando uma espécie de “atrativo político” para ela ao despertar o interesse dos maranhenses em saber mais sobre a prefeita de Paço do Lumiar. Por isso, a procura saltou de forma surpreendente neste mês de fevereiro, conforme o levantamento que analisa as buscas na internet.
Antes da polêmica da implantação do Inema, o termo relacionado ao nome da mandatária luminense, tinha uma busca que variava entre 0% a 05% por dia no Google.
Já a partir do dia 4 deste mês, quando surgiram as primeiras notícias da disputa pela unidade de ensino no prédio de uma escola municipal, a busca alcançou o seu recorde, com quase 50% das pesquisas. Desde então, o termo vem oscilando, mas com picos em determinados horários.
Curioso, por exemplo, é que o interesse de busca por ‘Paula Azevedo’ cresceu, principalmente, em cidades maranhenses localizadas na região Sul do Maranhão, onde o bolsonarismo tem forte influência.
As pesquisas no Google são classificadas de 0 a 100 pelo Google Trends, em que 100 representa um pico. De acordo com os dados mais recentes, o volume de pesquisas pelo nome da gestora aumentou para 50 no último dia 4, e dobrou nesta quarta-feira, 7.
Outro caso
É a segunda vez, em menos de um mês, que a estratégia do ‘tudo ou nada’ adotada pelo governador maranhense com vistas às eleições de outubro na Grande São Luís acaba potencializando prefeitos nesta região. Em janeiro, por exemplo, a polêmica com os circuitos de carnaval, levou Eduardo Braide a ultrapassar o próprio Carlos Brandão no número de buscas na internet. Clique aqui e saiba mais.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com