Google chama viaduto da Holandeses/Litorânea de ‘Bacabeirinha’ no Maps / Foto: Reprodução

SÃO LUÍS, 23 de abril de 2024 – O viaduto da Holandeses/Litorânea virou motivo de piada na web antes mesmo de ser inaugurado em São Luís. A obra viária, coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), visa permitir um fluxo totalmente livre na Avenida dos Holandeses e na Avenida Litorânea, mas vem sendo motivo de polêmica desde a sua construção.

Agora, pra piorar a “chacota”, o viaduto que ganhou o apelido de “Bacabeirinha”, devido à semelhança com o elevado construído na BR-135, no município de Bacabeira (MA), virou referência em aplicativos de geolocalização como o Google Maps, além de constar no banco de dados das principais plataformas de transporte como Uber e 99.

No caso do Google Maps, é possível que a alcunha pejorativa do espaço público tenha sido aplicada na plataforma de busca a partir da ferramenta que recompensa utilizadores em troca de contribuições que possam ajudar usuários a encontrarem empresas e pontos de referência com mais facilidade.

Ou seja, em casos como esses, a modificação do nome do local pode ser feita a pedido dos utilizadores que quiserem propor alterações, enviando a sugestão de edição através da aplicação ou do navegador de internet. O dispositivo analisa a sugestão e, se for aceita, faz a alteração sugerida.

O programa de recompensas da plataforma é chamado de “Local Guide”. Com ele, o usuário acumula pontos e ganha reputação em troca de contribuições. Além das avaliações de locais, também é possível enviar fotos e comentários.

Cada tarefa rende um número de pontos, que permite subir de nível e ganhar vantagens, como o acesso antecipado a funções em produtos do Google e brindes oferecidos por parceiros.

O procedimento pode ser realizado tanto por usuários com sistema iOS (iPhone) quanto por aqueles do Android. A exceção fica por conta de respostas a perguntas, que é exclusiva para o sistema do Google.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com