Eleitos em outubro do ano passado, os deputados federais pelo Maranhão, Josimar e Detinha (PL), respectivamente, foram empossados nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados. Marido e mulher representam o primeiro casal da história do Congresso Nacional. A trajetória dos dois até Brasília virou um caso de amor, em que a política foi um forte componente.

Natural de Várzea Alegre, na Região do Cariri (CE), Josimar Cunha Rodrigues, mais conhecido como Josimar de Maranhãozinho, soube enfrentar as dificuldades do sertão cearense com muito otimismo e fé.

Aos 14 anos e com muitos sonhos resolve deixar a cidade de origem, com destino a Manaus (AM), em busca de um futuro melhor. Trabalhou no segmento de vendas a varejo. A custa de muito suor, força, coragem e determinação conseguiu montar o próprio negócio. Empresário, bem sucedido, resolve empreender no ramo da agropecuária.  Ele chega, então, à cidade de Maranhãozinho (MA), conquistou amigos, respeito e admiração do povo do lugar.

No ano de 2004 é eleito prefeito de Maranhãozinho, a sua administração foi marcada por grandes obras e desenvolvimento social. Em 2008, a reeleição com 87% dos votos foi uma prova inconteste de um grande governo.

Em 2014, Josimar encara um novo desafio disputando a uma cadeira na Assembleia Legislativa e obteve uma votação expressiva de 99.252 votos. Em 2018, Maranhãozinho, nome pelo qual ficou conhecido em todo Estado, se tornou o deputado federal mais bem votado da história política do Maranhão com 195.768 votos.

Ao lado do marido, a cearense Maria Deusdete Lima Cunha Rodrigues, conhecida como Detinha, também toma posse hoje. Natural de Carius-CE, ela é mãe de três filhos e se divide entre a dedicação à família e a vida pública.

Detinha iniciou sua trajetória política quando assumiu a Secretaria de Assistência Social do município de Maranhãozinho, em 2005. Na época, desenvolveu importantes projetos.

Seu primeiro cargo eletivo foi em 2008, quando se elegeu prefeita de Centro do Guilherme (vizinho a Maranhãozinho), com 52% dos votos. Em razão de todo esse trabalho realizado no município, disputou a reeleição em 2012, sendo reeleita com 82% dos votos válidos.

Em 2018, Detinha disputou as eleições concorrendo ao cargo de deputada estadual, onde conseguiu com êxito a vitória, sendo a parlamentar mais bem votada das eleições daquele ano, com o total de 88.402 votos.

Histórico de vitórias

O “casal moral” que iniciou a trajetória na política maranhense com a eleição de prefeito dos dois nas cidades de Maranhãozinho e Centro do Guilherme, entre os anos de 2004 a 2012, voltaria a fazer história nas eleições de 2022 disputando duas das 18 vagas do Maranhão na Câmara Federal.

O resultado do pleito acabou sendo satisfatório. Juntos, eles obtiveram 319.566 votos, sendo que Detinha foi a deputada federal mais votada do estado, com 161.206 votos. Josimar, que já vem de um mandato de deputado federal, foi reeleito com 158.360, ficando em terceiro lugar na lista dos eleitos.

A conquista dos dois cria uma situação inédita que se tem conhecimento, a de ter na mesma casa marido e mulher eleitos para o Congresso Nacional. Nesta quarta-feira, marido e mulher fazem história ao serem empossados para o 57° mandato legislativo da Câmara dos Deputados.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.