As empresas de transporte público que operam no município de São Luís receberam, somente em dois dias, mais de R$ 7,5 milhões em subsídios da prefeitura. Em contrapartida, teriam que colocar mais linhas de ônibus à disposição da população e melhorar os serviços como a ampliação do número de veículos para atender a demanda e a volta do ar-condicionado em 25% dos coletivos.
Mesmo com o alto aporte financeiro, as melhorias prometidas ainda não foram colocadas em prática, conforme revelou o vereador Nato Júnior (PDT) em relatório de vistoria nas linhas de ônibus que atendem o polo Coroadinho, durante audiência de convocação do secretário Diego Rodrigues (SMTT).
Em meio à precariedade do serviço e da falta de autorização legislativa para legalizar a compensação financeira na capital maranhense, o prefeito Eduardo Braide (PSD) realizou mais um ‘Pix’ de R$ 3,1 milhões para cobrir a defasagem do sistema.
Nesta sexta-feira (05), um dia após pagar R$ 4,4 milhões aos empresários, a gestão municipal realizou mais três pagamentos: um de R$ 1.633.316,00, para quitar o acordo anterior no valor de R$ 9.104.400,00; e outros dois depósitos sendo um de R$ 1.285.968,00 e outro de R$ 203.759,00, que totaliza a bagatela de R$ 1.489.727,00, referente ao acordo de R$ 9.104.400,00, firmado no último mês de abril, que culminou com o encerramento da greve que durou cinco dias.
Segundo o blog do Isaías Rocha apurou, dos R$ 18.208.800,00 empenhados no ano para gastos com subsídios, já foram pagos até maio de 2023 a bagatela de R$ 10.594.127,00. Em contrapartida, as viações se comprometeram a melhorar a qualidade da prestação do serviço, que até o momento não ocorreu.
Um com mais, outro com menos
A soma dos dois acordos firmados este ano totaliza R$ 18.208.800,00, um valor muito maior do que os R$ 16 milhões gasto em 2022. O apoio financeiro que será pago no período também é maior que o investimento de R$ 10 milhões proposto pelo prefeito para concluir a ‘interminável’ obra do Hospital da Criança Dr. Odorico Amaral de Mattos, que já dura há 10 anos e pode ser alvo de uma CPI na Câmara. Esse, entretanto, é um assunto para nossa próxima matéria.
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