Desembargador Paulo Velten pode assumir Governo do Maranhão em caso de ausência de Carlos Brandão

Na linha sucessória do governo do Maranhão, o presidente eleito do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), Paulo Velten, afirmou aos blogs dos jornalistas Isaías Rocha e Glaucio Ericeira, na tarde deste sábado (2), durante solenidade de posse do governador Carlos Brandão (PSB) na Assembleia Legislativa, que está pronto para servir o povo maranhense. A declaração ocorreu após responder questionamento sobre a possibilidade de assumir o comando do estado, caso haja necessidade.

Como o Maranhão não tem mais vice-governador, uma vez que Brandão assumiu em definitivo o Palácio dos Leões com a renúncia do governador Flávio Dino (PSB), o próximo na linha de sucessão seria o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB). Porém, como será candidato à reeleição, ele não poderá assumir o cargo por conta do período vedado, conforme já explicamos anteriormente.

Sendo assim, caberá, então, ao presidente do TJ assumir o cargo de governador, em caso de ausência do chefe do Executivo. Sobre o assunto, Velten disse que em qualquer necessidade, estará pronto para servir o Maranhão.

“Estaremos sempre prontos para servir o Estado, para qualquer necessidade. Mas nosso foco e com a administração do Poder Judiciário, que avançou muito nos últimos anos”, frisou.

Novos desembargadores

O magistrado também explicou que os sete novos cargos de desembargador no TJ, cujo anteprojeto de lei foi aprovado no mês passado pelo Parlamento, serão implantados em duas etapas.

De acordo com ele, quatro cargos que já haviam sido aprovados, dentre eles o da 2ª vice-presidência do Tribunal, serão instalados primeiramente.

Os demais, sendo dois destinados ao Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, por meio do Quinto Constitucional, serão implantados no segundo semestre ou somente no ano que vem.

“Iremos fazer em duas etapas, sendo que a primeira é referente ao quatro cargos já criados, incluindo a segunda vice-presidência. Analisaremos também o impacto financeiro que será ocasionado e os demais cargos implantaremos no segundo semestre ou começo do próximo ano”, disse.

Gestão de continuidade

O desembargador afirmou que sua gestão será pautada na continuidade de um processo proveitoso iniciado pelo ainda presidente Lourival Serejo.

Informou que pretende implementar como marca de sua gestão a prestação jurisdicional de qualidade, aprimorando tudo que for possível no sentido de fazer com que a Justiça seja cada vez mais célere.

Ouça a íntegra do que disse Paulo Velten

Jogo rápido

Sem vice-governador e com impedimento do presidente da Assembleia de assumir o governo, em caso de necessidade, quem comandará o Estado será o chefe do Judiciário. Como avalia essa possibilidade?

 

Qual será a sua marca de gestão no comando do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA)?

 

Como será administrar o Judiciário maranhense com sete novos cargos de desembargador no TJ?

 

De que forma será a implantação das novas vagas de desembargador, cujo anteprojeto de lei foi aprovado no mês passado pela Assembleia Legislativa?

 

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.