SÃO LUÍS, 11 de novembro de 2023 – A cerimônia do marco de investimentos e modernização da produção de alumínio no Maranhão, na tarde desta sexta-feira (10), reuniu diversas autoridades e colocou no mesmo ambiente o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) e o presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor (PSDB), pela primeira vez, após as desavenças em relação ao pagamento dos precatórios do Fundef a professores da rede municipal de ensino.

É a segunda agenda de compromissos do prefeito com adversários em menos de dois dias. Na quinta-feira, 9, durante a abertura da Expo Indústria, o chefe do Executivo municipal esteve lado a lado na mesa da solenidade com Duarte. No evento de ontem, entretanto, o flagrante foi protagonizado entre ele e Paulo Victor.

Chamado para compor o palco do evento, o chefe do Legislativo cumprimentou uma a uma as autoridades presentes na mesa. Braide também já estava lá, posicionado logo após o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB).

O deputado, contudo, foi o último a receber um aperto de mão do vereador, que depois virou de costas. O prefeito também não fez qualquer menção de cumprimentar o parlamentar municipal e o ignorou com o olhar.

Embora a liturgia do cargo de ambos possa exigir formalidades, o ato de cumprimentar o adversário acaba sendo uma decisão pessoal. Quem não lembra da inércia de Bolsonaro com Lula na cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em agosto do ano passado?

Outro fato constrangedor entre autoridades ocorreu em julho de 2013, quando o então presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, cumprimentou o papa Francisco e ignorou a presença da presidente Dilma Rousseff.

No ato de ontem, porém, apesar de ignorar Braide com o aperto de mão, Paulo Victor citou e fez cumprimentos ao prefeito em seu pronunciamento.  Braide, por sua vez, não olhou para o chefe do Legislativo. No entanto, após discursar, o prefeito cumprimentou todos, inclusive Paulo Victor.

De forma resumida, foi basicamente isso que aconteceu entre os dois, durante o primeiro encontro público entre eles depois da polêmica sobre pagamento dos precatórios do Fundef.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com