Defensor público e juiz maranhense são finalistas em premiação nacional do Judiciário / Foto: Reprodução

SÃO LUÍS: O Maranhão conta com dois finalistas do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2023 na categoria “Pessoas”.  O estado concorreu na subcategoria “Liderança Exponencial”, sendo representada pelo defensor-geral da DPEMA, Gabriel Santana Furtado Soares; e pelo juiz coordenador do Laboratório de Inovação do TJMA, Ferdinando Marco Gomes Serejo Sousa.

A divulgação dos finalistas aconteceu na última quinta-feira (5) e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 21 de novembro, em Brasília. O Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial está na sua quarta edição e tem o objetivo de reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores nas áreas de tecnologia, gestão e novas metodologias aplicadas no ecossistema de Justiça.

Neste sentido, a premiação busca destacar e valorizar os integrantes e servidores que contribuem para a transformação positiva do judiciário brasileiro. A edição 2023 do prêmio superou as expectativas da organização e bateu o recorde de mais de 465 inscrições, além de inúmeras indicações de Lideranças.

Categoria projetos

Além de surpreender com dois finalistas na categoria “Pessoas”, o Maranhão também se destacou na modalidade “Projetos” do concurso nacional de inovação.

Na subcategoria ‘Inovação na Gestão’, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) foi classificado com o “Projeto Justiça de Proximidade”. Já a Defensoria Pública do Maranhão avançou na modalidade de ‘Inovação Social’ com três iniciativas: o projeto inclusão e cidadania sobre rodas; o projeto núcleos ecológicos: instrumento de inovação e acesso à justiça; e com o Plano institucional para erradicação do sub-registro de nascimento da DPEMA.

“Desafio da utilidade”

Conhecido nacionalmente pelo trabalho de incentivar ideias e projetos inovadores nos âmbitos tecnológico, de gestão e de novas metodologias, o juiz Ferdinando Marco Gomes Serejo Sousa, que é coordenador do ToadaLab, laboratório de inovação do TJMA, participou da mesa de debate do 10º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic), realizado em abril deste ano, na capital mineira, com o tema “Inovação na Justiça Estadual”.

Na oportunidade, a palavra em debate foi efetividade. “Como provamos que somos produtivos? Nosso maior desafio é mostrar nossa utilidade e apresentar soluções realmente eficazes”, afirmou o magistrado maranhense no evento que contou com a presença de cinco juízes de diferentes tribunais de Justiça do país, que trocaram informações e experiências sobre os laboratórios de inovação de cada uma das unidades.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com