Na onda das rádios pela web, estações de notícias e opinião ganham terreno / Foto: Reprodução

SÃO LUÍS, 24 de janeiro de 2024 – Com a internet ocupando cada vez mais espaço em comparação aos veículos tradicionais, as web rádios estão virando ‘febre’ na Região Metropolitana de São Luís e conquistam público, principalmente, em Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Por meio destas estações, o noticiário vem ganhando cada vez mais formas diferentes nos dois municípios.

As coberturas jornalísticas feitas pelos comunicadores destas cidades têm feito sucesso pela interatividade com seus seguidores, o que vai na contramão da mídia tradicional, que não se renova e, com isso, tem perdido seus adeptos para os novos concorrentes.

O sucesso destas plataformas pode ser observado, por meio de um relatório obtido pelo blog do Isaías Rocha junto ao RadiosNet – uma das maiores no streaming de rádio do Brasil, revelando que o alcance das web rádios superou os 5 mil ouvintes nestes primeiros 22 dias do mês de janeiro.

Além disso, o levantamento aponta ainda as vinte estações mais ouvidas na Região Metropolitana de São Luís com base no número de acessos feitos através da plataforma digital que se reconecta automaticamente ao streaming da rádio, contribuindo para expandir a audiência da estação no estado ou país.

Líder isolada do ranking, a “Digital Expresso Luminense” (de Paço do Lumiar) registrou uma marca de 1.495 acessos no período da coleta dos dados.

A rádio “Web Interativa” (também de Paço do Lumiar) aparece em 2º lugar com 1.427 acessos, representando uma diferença de apenas 68 ouvintes a menos em relação à sua principal concorrente do segmento na região.

Na 3ª posição vem a rádio “Nordeste” com 992 acessos, seguida pela “Balneária Web” (ambas de São José de Ribamar), com 260 ouvintes.

Na 5ª colocação, aparece a Rádio “Voz do Horizonte”, com 235 acessos, acompanhada pela Rádio “A Cabo Luminense”, com 125 acessos; e da Rádio “BNC”, com 118 acessos. As três emissoras estão localizadas em Paço do Lumiar.

Abaixo de 100 acessos aparecem as seguintes emissoras:

8º – Nossa Rádio (de Alcântara), com 78 ouvintes;

9º – Rádio Nova União FM (da Raposa), com 66 acessos;

10º – Rádio Acessibilidade (de São José de Ribamar), com 64 ouvintes;

11º –Conecta Web Rádio (da Raposa), com 62 acessos;

12º –Rádio Play Show (de São José de Ribamar), com 57 acessos;

13º –Rádio Morros FM (de Morros), com 56 acessos;

14º –Rádio Hits Online (de São José de Ribamar), com 56 acessos;

15º –Rádio Raposa Online (da Raposa), com 55 acessos;

16º –Rádio Regional (de Rosário), com 54 acessos;

17º –Rádio Web Top 73 (de Paço do Lumiar), com 53 acessos;

18º –Rádio Portal do Paço (de Paço do Lumiar), com 43 acessos;

19º –Rádio Onda Digital (de Paço do Lumiar), com 41 acessos;

20º –Rádio Web Tropical (de São José de Ribamar), com 35 acessos;

Levando em conta os primeiros 22 dias do ano, os dispositivos das emissoras online foram acessados por 5.372 ouvintes/internautas. A plataforma informa que os dados coletados são processados e auditados e só depois liberados em lotes 2 a 3 vezes ao mês. O último lote processado ocorreu nesta terça-feira (23), referente aos dias 18 até 22 deste mês de janeiro.

O ranking avalia o acesso ao streaming (áudio ao vivo) no site RadiosNet de acordo com a região ou cidade escolhida. Os números de acessos referem-se à contagem de ouvintes pelo aplicativo do streaming.

Web rádios ultrapassam os 5 mil acessos na Região Metropolitana nos primeiros 22 dias de 2024 / Foto: Reprodução

Na onda das rádios pela web

As rádios online, disponíveis apenas na internet, representavam apenas 3% do consumo total de rádios em 2017. Esse percentual subiu para 4%, chegou a 6% em 2020 e em 2021 alcançou a marca de 13%. O tempo médio diário de cada ouvinte é de 2h44min! Com isso, não há dúvidas de que as rádios seguem consolidadas como um forte meio de comunicação e mídia brasileira.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com