Pesquisas mostram intenções de votos nos prefeitos das capitais nordestinas que buscam reeleição (Foto: Reprodução)

Um levantamento do blog Isaías Rocha com base nas últimas pesquisas eleitorais revelou que pelo menos 4 prefeitos das 9 capitais do Nordeste com estudos disponíveis lideram a disputa pela reeleição em 2024.

No entanto, o caminho ainda é longo e até a realização do pleito os cenários ainda devem sofrer alterações. A mais de um ano e dois meses para as eleições de outubro de 2024, alguns dos atuais mandatários aparecem como favoritos.

Apenas em Natal (RN) e Aracaju (SE) os prefeitos não são candidatos porque já estão no segundo mandato consecutivo. Na região, João Pessoa (PB) foi a única das nove capitais excluída do levantamento devido à falta de estudos disponíveis que impossibilitaram verificar as informações sobre a disputa.

O campeão

Em Maceió (AL), o prefeito JHC (PL) lidera a corrida pela prefeitura da cidade, com 48,4% das intenções de voto e venceria com facilidade a disputa, conforme revelou a Paraná Pesquisas.  O resultado coloca o político entre os mais bem avaliados prefeitos de todas as capitais do Nordeste

O prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB), também aparece como um dos maiores favoritismos até agora. De acordo com a Paraná Pesquisas, ele surge com cenários que variam entre 36,6% a 40,3% de preferência e também venceria a disputa com facilidade.

Fechando o pódio aparece Bruno Reis (União Brasil), prefeito Salvador (BA), que lidera a disputa com 38% das intenções de voto, segundo levantamento do Paraná Pesquisas paras as eleições municipais de 2024.

Fora do pódio

Apesar de ter ficado fora do pódio, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) aparece com 31,1%, conforme dados da Completa Pesquisa de Opinião/Band Maranhão. O número é o dobro de outros colegas da região que figuram com índice variando na casa dos dois dígitos.

Despontando atrás   

Em Fortaleza (CE), o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) aparece à frente do atual prefeito José Sarto (PDT) na disputa para eleição de 2024. O ex-parlamentar tem 38,1% das intenções de voto contra 13,9% do prefeito.

Na capital cearense, a situação é tão crítica para o atual mandatário que ele saiu atrás até da deputada Luizianne Lins (PT-CE), com 26,5%. O estudo também foi divulgado recentemente pela Paraná Pesquisas.

Menos favorito

Na região, o prefeito de Teresina (PI), Dr. Pessoa (Republicanos) é o menos favorito entre os gestores que buscam a reeleição. De acordo com a Paraná Pesquisas, Dr. Pessoa possui 8,1% e perderia a disputa para Sílvio Mendes que aparece disparado com 52,2% das intenções de votos.

Metodologia

O blog considerou as pesquisas eleitorais para as eleições municipais de 2024 mais recentes. Para encontrar os levantamentos, foi feita uma busca por meio de ferramentas de buscas, como o Google, e com palavras-chave para todas as nove capitais que terão eleições para prefeito em 2024.

A metodologia ignorou apenas Natal e Aracaju onde os prefeitos das duas cidades já estão no segundo mandato consecutivo e não vão buscar a reeleição. Em João Pessoa (PB), o prefeito Cícero Lucena (PP) é candidato à reeleição, mas ele ficou fora do levantamento por falta de estudos disponíveis, o que acabou tornando impossível conferir as informações sobre a disputa na capital paraibana.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com