O incêndio que deixou 2 mortos e 13 feridos nas salas do cinema Cinesystem, no Rio Anil Shopping, em São Luís, causou comoção na tarde da última terça-feira (07), quando imagens das chamas começaram a ganhar repercussão imediata nas redes sociais.
O Corpo de Bombeiros do Maranhão informou que encontrou indício de que o fogo pode ter-se iniciado por conta da aplicação de uma manta no telhado do estabelecimento enquanto as pessoas assistiam a filmes no cinema.
O local, porém, já havia sido palco de outro episódio similar em 2013. Na ocasião, parte do forro lateral do primeiro piso do estabelecimento, localizado na Av. São Luís Rei de França, no Turu, desabou no dia 28 de fevereiro daquele ano, por volta das 21h.
Na época do episódio, testemunhas que presenciaram o acidente, disseram que pelo menos oito lojas chegaram a ser atingidas com o desabamento, além de dois quiosques localizados no centro do corredor do centro comercial.
“Achei estranho porque quando cheguei aqui, a área que desabou já estava isolada pelos seguranças do shopping. Foi aí que percebi uma pequena rachadura no forro”, revelou o funcionário público Wanderson Lima, que gravou o vídeo abaixo registrando o flagrante.
Ainda de acordo com a testemunha, no momento do desabamento o barulho foi grande, houve muita gritaria e intensa poeira. “O susto foi grande, mas felizmente, em princípio, ninguém ficou ferido”, completou.
Outro caso
Em junho de 2012, uma loja de departamentos do mesmo shopping teve um princípio de incêndio, ocasionado, segundo o Corpo de Bombeiros, após um curto-circuito no sistema elétrico da loja.
Para entrar no local do incêndio, os bombeiros tiveram que abrir um buraco na laje. De acordo com testemunhas, o alarme de segurança do prédio não disparou e o sistema de anti-fogo, que libera água do teto não funcionou. Naquela ocasião, ninguém da administração do shopping quis falar sobre o ocorrido.
Após quase duas horas de trabalho, o fogo foi controlado, roupas e acessórios ficaram danificados e ninguém também ficou ferido no acidente.
Inauguração eufórica
Quando foi inaugurado, em 2010, o estabelecimento com quase 40 mil m2, salas de cinema bem equipadas, lojas de departamento e área infantil causou verdadeira euforia nos moradores da região. Até então, havia na capital maranhense apenas um grande shopping, o São Luís, localizado perto de áreas mais abastadas.
Os moradores do Turu e de regiões vizinhas, também pouco favorecidas economicamente, compareceram em peso à inauguração do Rio Anil, que fica próximo a várias linhas de ônibus.
Meme nas redes sociais
À época, as imagens dos corredores superlotados chamaram a atenção na internet. A foto de uma moça correndo entre a multidão, com um sorriso largo e os punhos erguidos, como se tivesse vencido uma prova olímpica, chegou a virar meme no Orkut. Ela ficou conhecida como “a louca do Rio Anil”.
O shopping acabou provocando uma onda de revitalização no bairro. Hoje existem sete universidades no entorno do estabelecimento, em cujos corredores é comum ver, por exemplo, alunos batendo perna entre uma aula e outra.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.