No comando do PRD, Thyago Freitas projeta eleger pelo menos quatro vereadores nas eleições de 2024 / Foto: Leonardo Mendonça

SÃO LUÍS, 12 de novembro de 2023 – O Partido Renovação Democrática (PRD), surgido da fusão do PTB com o Patriotas, indicou o vereador Thyago Freitas para assumir a presidência do Diretório Provisório em São Luís.

A fusão do PTB com o Patriotas foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral na última sexta-feira, 9, por unanimidade e vai garantir ao novo PRD acesso aos fundos Partidário e Eleitoral e a propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão.

No Maranhão, a fusão mexeu principalmente com a bancada da Câmara Municipal de São Luís, onde o Patriotas elegeu um vereador– Zeca Medeiros, que herdou a vaga do saudoso Batista Matos – e o PTB apenas um, Silvana Noely. O primeiro, segundo as informações, não deve permanecer; e a segunda hoje está filiada ao PSDB.

Em contato com o blog do Isaías Rocha, Thyago Freitas falou da montagem do quadro partidário para as eleições do próximo ano. Ele declarou que a legenda contará somente com ele no Legislativo ludovicense, mas projeta eleger pelo menos quatro vereadores nas eleições de 2024.

“Já estávamos organizando o partido e hoje temos uma estrutura e uma base bem sólida para as eleições municipais do ano que vem. O PRD no Maranhão terá a presidência do deputado Marreca Filho e eu estarei assumindo a presidência municipal. Na Câmara, de mandato, a sigla contará somente comigo, mas esperamos eleger no mínimo quatro vereadores nas próximas eleições”, revelou o parlamentar, antes da solenidade que concedeu o título de cidadão ludovicense ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Na Assembleia Legislativa, a nova legenda contará com três deputados estaduais: Edna Silva, Guilherme Paz e Juscelino Marreca, eleitos pelo Patriotas. No Maranhão, o PRD será comandado pelo deputado federal Marreca Filho, que também já presidia o antigo partido no estado.

Cláusula de desempenho e fundo motivaram fusão

Fundado em 1981 e controlado pelo ex-deputado Roberto Jefferson, o PTB optou pela fusão após não eleger um único deputado federal em 2022. Isso fez com que a agremiação ficasse sem recursos do Fundo Partidário e sem tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV.

O Patriotas, por sua vez, elegeu cinco deputados federais, mas ainda assim distante do número mínimo para ter acesso ao fundo e ao tempo de propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV.

Conforme a legislação, para ter acesso aos recursos públicos, o partido precisa eleger pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos nove Estados da Federação, o que nem PTB e nem Patriotas conseguiram em outubro passado.

Contudo, o partido pode superar a barreira se, mesmo elegendo número menor de deputados, obtiver 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara, distribuídos em pelo menos nove Estados, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma delas.

Os dois partidos juntos conseguem este desempenho e na decisão de anteontem do TSE, a relatora Cármen Lúcia reconheceu o direito do PRD a acessar os fundos e ter tempo de propaganda.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com