Secretário prestou esclarecimentos aos vereadores durante a sessão desta terça-feira / Leonardo Mendonça

O secretário Joel Nunes, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), afirmou, nesta terça-feira (25), durante audiência de convocação na Câmara de São Luís, que o ex-secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, mentiu sobre ajuda que fez à Prefeitura de São Luís, em janeiro do ano passado, oferecendo o Hospital Dr. Genésio Rêgo para receber os pacientes do Hospital da Criança.

“Não é verdade que não houve tentativa por parte deste município ou por esta secretaria de ajuda na desocupação do hospital”, revelou Joel que ainda detalhou sobre os procedimentos que tomou para tomar as providências em relação a unidade de saúde.

Joel Nunes disse ainda que estava a disposição para ficar frente a frente com o ex-secretário para reafirmar tudo que estava relatando. O vereador Nato Júnior (PDT) questionou os motivos que levaram a prefeitura ludovicense a recursar o pedido de ajudar.

“Se existiu a visita técnica da Semus no Hospital Dr. Genésio Rêgo existia a pré-disposição por parte da prefeitura para fazer essa transferência, correto? E por que o município recursou a oferta?”, questionou.

O secretário não se deu por vencido e voltou a afirmar que não houve recusa de oferta. “A gente nunca recusou a oferta e os ofícios estão aí pedindo auxilio (…). O que houve por minha parte, foi eu falar para o secretário Carlos Lula, em dizer: é impossível terminar essa obra em 45 dias”, completou.

“O ex-secretário Carlos Lula tá mentindo, secretário?”, insistiu o parlamentar. “Não tenha dúvidas”, confirmou Joel Nunes.

O auxiliar de Braide esteve no Legislativo para prestar esclarecimentos sobre a reforma do Hospital da Criança. Ao lado do secretário David Col Debella (Semosp), ele informou que a obra inicialmente não era de responsabilidade do município e que, após diversas mudanças entre quem assumiria a conclusão da reforma, município ou estado, ao longo de quase 10 anos, foi assinado um novo termo de cooperação, no ano de 2018, com o objetivo de concluir a obra.

Entrada de Carlos Lula no debate

Na semana passada, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Carlos Lula (PSB), relembrou que, quando foi secretário de Estado da Saúde, ofereceu à prefeitura de São Luís, em janeiro do ano passado, o Hospital Dr. Genésio Rêgo para receber os pacientes do Hospital da Criança.

A revelação ocorreu em meio à repercussão da morte de um bebê indígena de 10 meses de vida na semana passada, ao dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, em São José de Ribamar, após ter atendimento negado no Hospital Dr. Odorico Amaral de Mattos (Hospital da Criança).

“O Hospital tem 60 leitos e receberia os pacientes do Hospital da Criança. Fiz reunião com a direção da unidade, todos estavam animados, pois o Hospital Genésio Rêgo daria melhores condições de atendimento às crianças do Maranhão inteiro. Mas o prefeito se negou a permitir essa parceria entre Estado e Município, assumiu a obra e disse que entregaria em menos seis meses. E o que temos visto de lá para cá é a pura incompetência, por isso, medidas urgentes têm que ser tomadas”, revelou o deputado.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com