Chamou a atenção de vários observadores da cena política maranhense o recente posicionamento público do deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB) em defesa da candidatura ao Senado do também deputado federal José Reinaldo (PSB).
No último fim de semana, ele não apenas participou do II Encontro da Gratidão, promovido pelo socialista em São Mateus, como fez questão de discursar e dar entrevistas reforçando a tese de que uma das vagas na chapa governista deve ser prioritariamente do colega de bancada.
E tocou num ponto nevrálgico da questão – e que, aparentemente, alguns membros da base governista têm feito questão de negligenciar: a importância do papel desempenhado por Zé Reinaldo, ao longo de mais de uma década, para o fortalecimento do campo hoje comandado por Flávio Dino.
“É mais do que justo esse pleito do deputado Zé Reinaldo, justamente por tudo o que ele representa ao nosso campo político no Maranhão. Sem a história do governador Zé Reinaldo, não teria surgido o Flávio Dino, não teria o Jackson [Lago] vencido em 2006, não teria sido a história do jeito que foi”, disse Rubens Júnior, em entrevista durante o encontro de São Mateus.
Não deixa de ser emblemático, além de tudo, o fato de que quem faz a mais aguerrida defesa dessa candidatura é um membro do PCdoB, oposicionista do governo Michel Temer (PMDB), de quem o ex-governador tem-se mostrado aliado nas mais recentes votações em Brasília.
É emblemático, mas é também prova de lealdade a princípios e de coerência com o contexto da política local.