A Escola Nossa Senhora das Graças e o Jardim de Infância Cravos e Rosas, unidades de ensino gerenciadas pela Associação das Donas de Casas, na área do Cruzeiro do Anil, em São Luís, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu no dia 09 deste mês, pelo sexto ano consecutivo, um evento de Ação Social para marcar o Dia das Mães.
A programação, direcionada para os responsáveis dos alunos matriculados nas instituições de ensino que são anexos das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Professor Sá Valle e Olívio Castelo Branco, respectivamente, contou com o apoio de parceiros e voluntários do projeto “Adote um Sorriso” que realizaram atividades em parceria com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), lotados na Unidade de Saúde São Francisco.
Na ação social, diversos serviços foram oferecidos às mulheres do Cruzeiro do Anil e comunidades adjacentes como: testes de Glicose, teste rápido de Hepatite; Aferição de Pressão Arterial; Vacinação contra gripe H1N1; Consultas Médicas; Orientação e Palestras sobre Auto Exame de Mama e Doenças Sexualmente Transmissíveis, além de distribuição de preservativo.
INTERAÇÃO COM AS FAMÍLIAS
A diretora da unidade escolar, professora Flávia Fernanda Ramos de Sousa, destacou a ação realizada todos os anos no local. “Além de oferecer diversos serviços para a comunidade, o evento também tem objetivo de possibilitar maior participação da comunidade e interação com as famílias dos estudantes”, destacou.
Técnico em Meio Ambiente, Elton Monteiro que é um dos integrantes do projeto “Adote um Sorriso”, explicou que já realiza outros trabalhos sociais em parceria com instituições de ensino e associação de moradores, e que o espaço está aberto para quem se interessar. “O nosso grupo é formado por estudantes universitários de diversas áreas da saúde. Contamos com a ajuda de todas as pessoas que desejam participar, e a medida que a equipe for aumentando, queremos ir a outros bairros e levar ação e cidadania para as pessoas”, disse.
AÇÃO NO DIA ‘D’ DE VACINAÇÃO
Na opinião da diretoria da Unidade de Saúde São Francisco, Dra. Estefany Mayara Duarte, a ação social em homenagem ao Dia das Mães realizada pela Escola Nossa Senhora das Graças e o Jardim de Infância Cravos e Rosas, no Cruzeiro do Anil reforçou, inclusive, o dia “D” de Vacinação de vacinação contra a Gripe (H1N1), lançada naquela data pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em 66 unidades da rede de assistência (unidades mistas e centros de saúde) e em mais de 94 postos volantes da capital maranhense.
“Nós estamos muito contentes em apoiar uma causa tão importante como essa de vacinação num evento que mobiliza toda a comunidade justamente na data do lançamento da campanha do Dia D de vacinação contra a Gripe. É uma iniciativa que visa não só a qualidade de vida dos pais dos alunos, mas contribuirá com o objetivo de atingir a meta de imunização estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde”, enfatizou.
COMUNIDADE NA ESCOLA
Sob o som de um carro de “mensagens ao vivo” que fez diversas homenagens e surpresas paras as mães, a ação atendeu inicialmente mais de 1.000 famílias que vivem na comunidade. Além do caráter social, o projeto serviu para aproximar a população do ambiente escolar.
“Queremos que a comunidade conheça a escola e esteja sintonizada com o que acontece lá dentro. A escola é um ambiente público, portanto parte integrante da comunidade. A iniciativa também resulta em um maior cuidado com os espaços educacionais. A depredação dos locais diminuiu e há mais cuidado com a escola”, informou a diretora Flávia Ramos.
A Coordenadora da Educação Infantil da Escola, professora Ariane Selma Neves Sousa, falou sobre a importância dos parceiros para o desenvolvimento do projeto. “A parceria com instituições locais e a integração com projetos da Unidade de Ensino, em especial, e de outros órgãos públicos, além da iniciativa privada, por meio do empresário Paulo Vitor e de amigos da comunidade como a universitária Jaqueline Neves Bastos são parte fundamental para o enraizamento dessa ação”, completou.
ELOGIANDO A INICIATIVA
A aposentada Maria Nonata da Silva, de 68 anos, elogiou a iniciativa da escola que ofereceu diversos serviços à comunidade. Ela ressaltou o entusiasmo e a competência do quadro docente, além da importância da participação da comunidade na escola.
“Eu gostei. Tenho netos que estudam aqui e é muito bom ver essa interação, é uma interface perfeita. A escola se destaca, pois abre um canal de participação dos pais no ambiente de educação dos filhos”, disse.
O secretário Municipal de Educação, professor Geraldo Castro Sobrinho que também apoiou a ação, destaca a importância dessa integração, onde a escola verdadeiramente se transforma em espaço de promoção da cidadania, desenvolvendo atividades e serviços que beneficiem efetivamente a comunidade local.
“Os projetos que são desenvolvidos nas escolas me fazem acreditar no futuro da nossa cidade, pois estimulam a parceria e a interação dos professores na comunidade, para manter o nível educacional dos nossos alunos”, declarou.