De O ESTADO – Apenas 30% dos agentes de combate a endemias de São Luís estão trabalhando. Nesta segunda-feira (24) eles realizaram um protesto pela manhã. Os profissionais cobram reakustes nos vencimentos e melhores condições de trabalho. Segundo o presidente do sindicato que representa a categoria, até materiais básicos de segurança faltam.
Os agentes de endemias se reuniram na Praça Maria Aragão e fizeram uma manifestação na frente do Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís, no Centro. Segundo Bernardo Medeiros, que presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Controle de Endemias do Estado do Maranhão (Sintracema), estes profissionais estão pagando para trabalhar.
“Nós temos nada. Não temos o EPI [equipamento de segurança individual], nós não temos máscaras, não temos óculos, luvas. Até as bolsas dos agentes estão rasgadas. Nós não temos nada. Estamos há quatro meses sem fardamento”.
Bernardo Medeiros lamentou também a falta de reajuste dos salários. “Neste ano não tivemos reajuste salarial nem por parte da Prefeitura, nem por parte do Ministério da Saúde”,
Atualmente, o município de São Luís conta com 674 agentes de saúde, segundo o presidente do Sintracema, com salários de 1.312 reais.