Há dois anos nenhum homicídio é registrado em Alto Parnaíba, a 1700 km de São Luís. Considerada a segunda maior área geográfica do estado com mais de 11 mil km quadrados e apenas 12 mil habitantes, ela já pode ser considerada uma das cidades mais tranquilas do Maranhão.
De acordo com a Polícia, o último homicídio ou morte no trânsito que a cidade registrou foi há mais de dois anos. O delegado Diego Ferreira diz que os índices de violência na cidade foram reduzidos graças ao esforço conjunto das autoridades e da população. “Isso é muito devido ao trabalho preventivo da Polícia Civil e em muitas vezes com a Polícia Militar que acaba cuidando das infrações de menor potencial ofensivo. Porque muitas vezes uma pequena lesão corporal, uma ameaça, uma injúria acaba desembocando em crime mais grave, como o crime de homicídio”, explicou.
Para a dona de casa Ana Araújo Soares, que nasceu no Piauí e chegou a Alto Parnaíba há 13 anos porque queria morar em um lugar tranquilo, morar na cidade é sinônimo de tranquilidade. Ela diz que mesmo com os muros e grades ao redor de sua residência, ainda assim ela afirma que tem certeza que está bem protegida e garante que não tem nenhum briga no local. “Aqui você não vê briga de vizinho, nem em bar, em nada porque aqui não tem”.
Segundo o delegado Diego Ferreira o segredo de tanta paz é a prevenção contra a violência. Ele acrescenta que as autoridades querem diminuir agora os casos de violência contra crianças e adolescentes. Segundo ele, nos últimos quatro meses três pessoas foram presas por estupro de vulnerável, e esse só não é maior graças o combate ao crime. “A gente está trabalhando de forma preventiva par combater esse crime”, finalizou.