A Câmara Municipal de São Luís realiza, nesta sexta-feira (03), audiência pública para discutir a estruturação das políticas públicas de cultura voltadas para a cidade de São Luís. Proposta pelo vereador Honorato Fernandes (PT), a sessão está marcada para às 10h e contará com a presença de representantes do poder público e de vários segmentos culturais. Dentre os convidados para compôr a mesa da sessão, estão o secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino, secretário Municipal de Cultura, Marlon Botão e a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Claudia Matos.
Realizada um dia após a V Conferência Municipal de Cultura, a audiência pública tem como objetivo potencializar as discussões sobre políticas públicas de cultura, propiciando um espaço para o intercâmbio de informações das mais distintas manifestações culturais. O debate acontece também em meio a uma conjuntura de tensão provocada pela recente extinção do Ministério da Cultura.
A decisão do presidente interino Michel Temer causou polêmica e insatisfação dos artistas e agentes culturais, que ocuparam as sedes regionais do órgão em todo país, como forma de protesto. Após pressão popular, a decisão foi reconsiderada e o Ministério da Cultura foi recriado.
Para o autor da proposição, vereador Honorato Fernandes (PT), “o momento atual é de evidente ameaça às mais diversas políticas públicas de inclusão, que se efetivaram também no âmbito cultural ao longo dos últimos anos, à exemplo dos pontos de cultura, política que deu espaço e fomentou o desenvolvimento de expressões culturais que outrora sofriam com a falta de incentivo. Precisamos, portanto, criar espaços de diálogo para resistir e continuar lutando e encaminhando propostas eficientes para a estruturação das políticas públicas de cultura, no âmbito municipal”, destacou o vereador.