Bacabeira realiza “delivery de vacina”

Todas as pessoas acima de 60 anos de Bacabeira, estão sendo vacinados contra a gripe sem sair de casa, no formato “delivery”, segundo anunciado hoje pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o comunicado, é uma tentativa de diminuir a exposição desse público ao novo coronavírus e, ao mesmo tempo, permitir que os idosos se protejam contra a Influenza e H1N1.

A vacina não protege contra o covid-19, mas a ideia do “delivery” é reduzir a circulação de pessoas nos postos de saúde municipais, que também aplicarão as vacinas como normalmente acontece nas campanhas de imunização. O serviço em domicílio vem permitindo que os idosos que estejam acamados, sejam imunizados, sem que eles saiam de casa, já que fazem parte do grupo de risco.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO
A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2020 que começou ontem, no dia 16 de abril. Se na primeira etapa, iniciada no dia 23 de março, só pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde poderiam receber a vacina contra o vírus influenza, agora o público-alvo se estende para:

  • Caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários
  • Indígenas
  • Doentes crônicos
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • População privada de liberdade, inclusive adolescentes
  • Funcionários do sistema prisional

A vacinação ajuda a diferenciar entre gripe e a Covid-19. Ora, se o sujeito recebeu a dose, porém apresenta sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus influenza que os está causando.

Por atravessar o país de cima a baixo, esse grupo pode receber o imunizante em qualquer posto público de saúde do país, independentemente de onde mora.

RESULTADOS DA CAMPANHA

Até o momento, 90,66% dos idosos receberam sua dose — são 18,9 milhões de brasileiros acima dos 60 anos já imunizados. Também tomaram a vacina na rede pública 3,8 milhões de trabalhadores da saúde (75,5% desse grupo).

A meta do governo é a de que ao menos 90% de cada público-alvo busque a sua injeção. Aliás, os mais velhos e os profissionais de saúde que seguem sem proteção contra a gripe podem ir atrás da vacina na segunda ou mesmo na terceira fase da campanha.