Na disputa por uma vaga na Câmara Municipal, nem sempre os candidatos mais votados vencem. Em Bacabeira, por exemplo, 09 candidatos tiveram mais votos do que seis postulantes eleitos com menos votos.
Isso acontece em decorrência do funcionamento do sistema proporcional, em que além dos votos nominais os candidatos dependem que seu partido ou coligação alcance o quociente eleitoral para ter direito a uma cadeira no Legislativo.
O atual vereador Martinho José (PR), ficou fora da Câmara Municipal, mesmo com a sexta maior votação dentre os candidatos, com 334 sendo 2.96% dos votos válidos, atrás apenas do candidato Vilmar (DEM), que foi eleito com 338 sendo 2.99% dos votos válidos.
O levantamento sobre a eleição proporcional no município bacabeirense realizado pelo blog com base em dados do TSE revela que o candidato eleito com o menor número de votos foi Jefferson Calvet (PSC), escolhido por 210 eleitores. Apesar da baixa votação nominal, a coligação do qual fazia parte o Partido Socialista Cristão conseguiu 2.500 votos e assim rompeu o quociente eleitoral e conquistou três cadeiras na Câmara Municipal.
O QUE É QUOCIENTE ELEITORAL?
Nas eleições proporcionais, quando são escolhidos vereadores e deputados, é o partido ou a coligação que recebe as vagas, e não diretamente o candidato. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesse tipo de pleito, o eleitor, ao votar, escolhe ser representado por determinado partido e, preferencialmente, pelo candidato por ele escolhido.
Definido o número de cadeiras a ser ocupada por cada legenda, define-se então quais os candidatos que assumirão as vagas, respeitando o critério do número de votos.
Em 2016, para garantir uma cadeira no Parlamento Bacabeirense, partidos e coligações precisaram de 1.040 votos. Este número é o quociente eleitoral, resultado da divisão entre a quantidade de votos válidos e o número de cadeiras existentes no Legislativo Municipal.
BEM VOTADOS, MAS NÃO ELEITOS
Saiba quem são os candidatos que mesmo tendo recebido mais votos que candidatos eleitos não conseguiram uma cadeira na Câmara de Bacabeira: