A cada dia que passa as redes sociais ficam mais populares e acessíveis às mais diversas camadas da população. Pensando nisso, a Câmara Municipal de Bacabeira (CMB), resolveu apostar nesses aplicativos eletrônicos para tentar aproximar o público das questões relevantes em aprovação no Legislativo bacabeirense.
Para marcar sua presença nas novas tecnologias de comunicação, por meio das quais pessoas e instituições se conhecem e se dão a conhecer, trocam ideias e informações, se manifestam sobre assuntos de seu interesse e interagem com diferentes atores sociais, a Assessoria de Comunicação da Câmara começou um processo de adequação para permitir a divulgação dos trabalhos e ações do Parlamento ao meio digital.
Além da divulgação ampla de suas atividades, como reuniões, visitas técnicas, audiências públicas, projetos de lei em tramitação e requerimentos e indicações aprovadas, as páginas da Câmara nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) terão o objetivo de atrair e aproximar a população da Casa. As ferramentas também serão usadas para prestar contas e até mesmo responder diretamente às perguntas dos eleitores.
INTERATIVIDADE E TRANSPARÊNCIA
Segundo interlocutores do presidente do Poder Legislativo, vereador Elias Teixeira Lima, o Tchabal (PROS), a ideia é aproximar ainda mais da população. “A ideia é garantir à população bacabeirense uma interação com o Parlamento. E, nesse quesito as redes sociais servem como um grande canal pra discutir diretamente com as pessoas aquilo que interessa a vida delas, e que necessariamente passa pelo Legislativo”, destacou.
A Câmara se esforça para se modernizar a cada dia, apesar das já conhecidas dificuldades que enfrenta, por se tratar de órgão público. No entanto, ciente dos muitos passos que ainda precisa caminhar, Tchabal, segundo esses interlocutores, aprimorará ainda mais a Comunicação da Casa, que em breve estará com seu site no ar que também estará integrado ao Portal Transparência, um espaço que constam a íntegra de projetos, a ordem do dia das sessões e informações sobre receita e despesas.
A página eletrônica do legislativo bacabeirense estará disponível no domínio (.leg.br), que visa integrar a tendência das Câmaras do Estado do Maranhão e do País, que buscam a padronização de seus endereços na internet. A intenção é marcar o espaço institucional do Poder Legislativo na rede mundial de computadores, a exemplo do que já fazem os poderes Judiciário (.jus.br) e Executivo (.gov.br).
“Além de se cumprir uma recomendação do Ministério Público, no caso do Portal da Transparência, a Câmara a partir de agora vai colocar toda a sua prestação de contas à disposição da sociedade. Por meio do site, também estaremos divulgando a atuação dos parlamentares, fazendo com que a população veja quanto o quanto eles produzem na Câmara, tirando essa ideia de que vereador não trabalha”, concluiu.